Com uso de inteligência artificial, novidade faz parte dos incrementos na persona Boris, plataforma de comunicação com as equipes
A apresentação de fatos relevantes por voz, em edições semanais recebidas diretamente em canais de comunicação e interação, é a mais recente novidade do Boris, o assistente virtual criado pela Callink para otimizar a gestão de dados das operações. “A cada dia estamos mais envolvidos com a inteligência artificial em variadas situações de nosso cotidiano, e nos processos e rotinas empresariais não é diferente. Essa tecnologia tem tido um papel cada vez mais relevante para os negócios, incluindo o acompanhamento de indicadores, e agora até mesmo a identificação e anúncio de fatos extraordinários das operações de telemarketing por meio de um podcast”, explicou Luis Diego de Oliveira, coordenador de dados da Callink.
O podcast elaborado por meio do Boris é enviado aos clientes da empresa toda segunda-feira. Trata-se de informações tratadas como fatos extraordinários e relevantes relacionados à semana anterior. Esta apuração leva em conta o comportamento dos dados, gerando comparações e indicadores que servem para destacar o que chamou atenção naquele período.
A nova funcionalidade do Boris é resultado do uso da IA, utilizada para fazer varredura nos dados e gerar complicações, identificando o que merece destaque e deve entrar no informativo. Apenas no mês de maio, o Boris recebeu mais de 113 mil interações, de quase 800 usuários ativos, que recebem toda segunda-feira o material em formato de áudio pelas principais plataformas de comunicação, como WhatsApp, Telegram, Teams e Hangout.
“A ideia surgiu do objetivo de ter uma ferramenta que converse com o nosso cliente, que leve informações, por meio da IA, como ele costuma falar com o mundo externo. Não queríamos algo frio no padrão tradicional dos relatórios do mundo corporativo, mas algo que seja semelhante ao que quem recebe vive no dia a dia”, destacou o coordenador, lembrando que o podcast mostra sempre algo que mudou dentro do indicador da operação, naquele período semanal. “O indicador que teve destaque aparece no podcast, pois se torna um fato extraordinário e relevante. São variações, maior volume do mês, o que chamou atenção, e ainda alertas de situações que devem ser acompanhadas, como por exemplo uma não conformidade NR17, algum treinamento que deixou de ser feito”.
Na parte prática, a produção do podcast é todo por meio da IA, com a identificação dos conteúdos e alocação dos mesmos em templates de textos, narrados de uma maneira simples e que se mistura à voz humana, com a inserção dos fatos, indicadores e números, além do nome da operação em questão.
Sobre a reação dos clientes, o diretor de novos negócios da Callink, Raphael Cunha, destaca que tem sido positiva. “Temos recebido feedbacks muito positivos, pois as pessoas se encantam com a forma inovadora de terem acesso a estas informações relevantes, podendo ouvir em diferentes locais e momento, já que recebem o podcast direto nos canais de comunicação que tem interação com o Boris, e com as demais pessoas no dia a dia. Já recebemos até mesmo proposta de aquisição da solução para uso em empresas fora da Callink, mas esta é uma ferramenta exclusiva para nossos clientes. A maioria das pessoas esperam ouvir um robô neste podcast, mas se surpreendem ao receber um áudio totalmente humanizado”.
A solução está disponível para representantes dos clientes, que fazem a interface com a Callink, assim como diretores, gerentes, coordenadores e supervisores que acompanham as rotinas diárias. A segurança dos dados é garantida por meio de filtros criados com base em quatro paradigmas, considerando a localização do acesso, o meio e o usuário, com a verificação da liberação de interação. Depois do acesso, ainda tem verificações quanto aos níveis e abrangência da informação que pode ser disponibilizada. Além disso, existem camadas de segurança para garantir o tipo de dado enviado por usuários, e o controle de não vazamento ou entrega indevida.