Assumir a postura de líder é uma grande responsabilidade. O perfil exige que se desenvolvam algumas características fundamentais que possam refletir em um bom desempenho dos colaboradores, e consequentemente, gere bons resultados para a empresa. Saber conduzir ações e influenciar o comportamento e a mentalidade de pessoas e/ou grupos é essencial.
O líder é a pessoa que comanda com sucesso e busca alcançar resultados específicos, tomando decisões pensando em uma estratégia maior. Além disso, deve transmitir à equipe as motivações de cada uma destas decisões. De acordo com o diretor do Instituto de Formação e Gestão Educacional (IFGe), do Grupo IADE, Carlo Enrico Bressiani, as pessoas não farão as coisas porque foram mandadas. “Elas farão da maneira correta porque acreditam nisso. E é exatamente essa confiança que um líder deve passar à sua equipe”, explica. Ele pontua dez características fundamentais para se tornar um líder:
1. Impulso e motivação de realização;
2. Ambição;
3. Autoconfiança;
4. Honestidade, integridade e coerência;
5. Boa habilidade intelectual e competência técnica;
6. Sensibilidade ao lidar com pessoas;
7. Visão;
8. Boa observação da realidade;
9. Boa comunicação;
10. Facilidade de negociação.