CL Consultoria une voz à Internet

A empresa carioca CL Consultoria está disponibilizando para o mercado um sistema de reconhecimento de voz de última geração, após firmar contrato, em novembro passado, com a inglesa Vocalis para ser sua representante oficial no País. Graças a essa parceria, o internauta brasileiro poderá acessar seus e-mails e navegar na Internet apenas com o telefone.

Somando 10 anos de experiência, a CL Consultoria está direcionada a projetos, instalação e suporte na área de callcenter, tendo entre seus clientes empresas como Telemar, Shell, Light, Previ. Já a Vocalis, criada em 1993, tem investido milhões de dólares em tecnologia de reconhecimento de voz, que inclusive permite ao programa fazer o reconhecimento através de palavras-chave, tornando o diálogo mais prático e interativo.

Os dois produtos da Vocalis que começam a ser comercializados por aqui são o Speechmail e o Speechtml. O Speechmail funciona como um callcenter direcionado, que possibilita escutar e enviar e-mails por telefone, disponibilizando esses recursos a quem não tem um computador. No Speechtml o usuário poderá navegar pela Internet por um comando de voz. Por exemplo: se a pessoa quiser entrar no site callcenter, disca um código tipo 0800, a máquina faz o link e lê a sinopse de todo o noticiário, dando, ao final de cada frase, a opção de ler ou não a matéria na íntegra.

“Qualquer informação disponibilizada na home page pode ser acessada por telefone. Na Inglaterra, onde há provedor de Internet com mais de 1 milhão de usuários, esse sistema permite fazer até jogo e saber o resultado do futebol”, disse Gustavo Leig, diretor da CL Consultoria, antevendo o enorme diferencial que isso representará no concorrido mercado dos provedores.

Observando que o custo desses sistemas é algo muito variável, pois é calculado sobre a quantidade de ligações, Leig avaliou que, para um provedor com sistema de 60 portas, o Speechmail representa um investimento em torno de US$ 400 mil. “Mas é um produto que traz receita para a empresa, pois pode se pagar em sete meses”, considerou o diretor da CL Consultoria, que está importando uma máquina para fazer a demonstração dos seus versáteis recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima