A maneira correta de gerenciar equipes parece estar focada no caráter decisório do gestor, mas existe muito mais por trás das deliberações a serem feitas para alcançar o sucesso de uma empresa. É isso que Bob Frisch mostra no livro “Como líderes eficazes estruturam e gerenciam equipes”, lançado pela editora Campus/Elsevier. Ele aponta cases em que decisões tomadas com base em análises superficiais de uma equipe podem trazer problemas internos e complicar a execução de projetos em empresas de qualquer porte.
Além de recomendar uma abertura mais eficaz do canal de comunicação, o título traz ferramentas para gerenciar uma equipe com eficácia e saber executar desde as mais simples escolhas até decisões de grande importância para a estrutura de uma companhia. “Nada do que estou sugerindo aqui envolve a simples contratação de um psicólogo, a realização de qualquer exercício de formação de equipe ou de transformação pessoal do líder. O comportamento na organização certamente mudará, mas não porque o ego de alguém foi massageado. O comportamento mudará porque a clareza foi estabelecida acerca da estrutura, do processo e dos papéis – que são a essência de uma boa gestão”, afirma Frisch.
Diferentemente dos outros manuais de gestão e liderança, o livro de Frisch mostra que não há uma fórmula precisa para o sucesso, já que cada tipo de companhia exige um determinado perfil de líderes e equipes. A dica é saber identificar os caminhos certos para obter as resoluções mais acertadas, sem que haja uma quebra na comunicação hierárquica da empresa. “Como líderes eficazes estruturam e gerenciam equipes” possui 200 páginas e está à venda por R$ 56,00.