A Contax concluiu recentemente a modernização e a ampliação do acesso dos coordenadores, gerentes e diretores a relatórios e análises de dados internos para tomadas de decisão. A empresa implementou o DataZen, solução da Microsoft que conecta dados organizacionais para construção de dashboards.
Ao todo, são mais de 130 profissionais que possuem um tipo de trabalho repleto de ações estratégicas e que dependem de indicadores dentro da companhia. Antes, o processo para coletar essas informações demandava um esforço da equipe de BI da Contax. Com o uso do Azure, a nuvem da Microsoft, e a habilitação do recurso DataZen, a empresa obtém ganho operacional em diversas frentes. Os servidores na nuvem da Microsoft já estavam disponíveis e, com o ambiente pronto para implementação, o DataZen foi integrado à toda a rede interna da Contax. Os recursos são utilizados nas áreas de gestão e relacionamento com clientes, engenharia e gestão de ambientes de TI, soluções de software e soluções de mobilidade e big data analytics.
Para o gerente de BI da Contax, Fabio Luis de Oliveira, com a ferramenta da Microsoft, a companhia encontrou uma forma de trazer vantagens tanto para o operacional dos colaboradores, como para o resultado com os clientes. “A solução DataZen ajudou a nos diferenciar no mercado, tanto por meio de uma rápida gestão interna quanto no processo de publicação de resultados. Além disso, conseguimos elaborar novos dashboards conforme as necessidades de cada área, produzindo ferramentas mais personalizadas”, conta.
De acordo com o diretor da divisão de servidores e plataformas da Microsoft, Andre Echeverria, a solução foi fundamental para aumentar o desempenho da divisão de BI especialmente para um ambiente de trabalho como o da Contax, com intensa troca de informações que podem fazer a diferença para o negócio dos clientes. “Com a solução, informações estratégicas foram reunidas em uma única ferramenta que pode ser acessada mais rapidamente e em diversos dispositivos como smartphones, tablets e desktops. Dessa forma, instrumentos de trabalho para a Contax, como relatórios financeiros e dados sobre desempenho, login e log-out de operadores de contact center, e comparativos entre operações passaram a estar disponíveis para tomadas de decisões mais ágeis”, comenta. Dentre os benefícios alcançados com a ferramenta, também estão maior facilidade para definição de KPIs e redução de custos de operações para a área de BI.