Um dos maiores grupos internacional de outsourcing de callcenter, a americana Convergys, não tem intenção de entrar no mercado brasileiro. Ao menos, por enquanto. A informação é do vice-presidente de Marketing Randy Mysliviec, que está visitando o Brasil para um seminário que se realiza hoje pela manhã, em São Paulo, para divulgar outra área de negócios, a de billing.
Estrategicamente, quando o assunto é outsourcing, o objetivo estratégico da Convergys é concentrar-se nos mercados americano e canadense, que ele avalia como compradores. Fora da América do Norte, ele identifica a Inglaterra como mercado com grande potencial de crescimento – outro grande site europeu está na França. Mas o último site inaugurado foi na Índia, recentemente. Hoje, a área de outsourcing fatura US$ 1,4 bilhão/ano, emprega entre 38 a 40 mil pessoas, em 30 países, e possui 47 sites. A área de billing faturou ano passado US$ 900 milhões.
A prioridade no Brasil é difundir as ferramentas de billing, foco do evento que a empresa realizará na Amcham, em São Paulo. “Para entrarmos no mercado brasileiro, teríamos que fazer uma série de estudos detalhados para avaliar a viabilidade de uma operação. Mas aposto que entrando com a área de billing e ganhando a confiança do mercado estamos dando um passo importante”, justifica o executivo.