A Dígitro, desenvolvedora de tecnologia de comunicação integrada, apresentará na Telexpo 2000 uma nova solução capaz de ler, em voz alta, mensagens de e-mail ou fax computadorizado recebidas pelo usuário. Mesmo longe do computador, com o Texto-Voz o usuário pode, através de um telefone fixo ou celular, fazer ligações para o servidor de comunicação e ouvir as mensagens recebidas.
O sistema possui versão em português e também é adequado para deficientes visuais e para ler qualquer tipo de arquivo produzido em processadores de texto. Para o Diretor Comercial da Dígitro, Luiz Augusto Martins, sistemas como esse têm sido usados na Europa como atrativo de provedores pagos para fazer frente à nova onda de Internet gratuita: “Com agregação de valor aos seus serviços, os provedores de Internet conseguem manter clientes que antes só pagavam para ter acesso à rede.”
Essa nova solução da Dígitro integra uma plataforma completa de computer telephony, que habilita os provedores a oferecer serviços que vão desde a caixa postal de assinante até a transmissão privada de voz, de alcance mundial, através da Internet pública ou da prestação de serviços de call back. “Em muitos casos, a tecnologia vai nivelar os serviços prestados pelos provedores e pelas operadoras, com o cliente optando pelo que oferecer maiores diferenciais”, explica Martins.
Além disso, a empresa apresentará no Congresso de Telecomunicação a nova implementação da plataforma de acesso BXS-RAS, que possibilita a venda de voz sobre IP por parte do provedor, a implementação de voz sobre linhas de dados Frame Relay e voz via Internet, utilizando o protocolo H323.
Com o lançamento de suas novas soluções, a Dígitro espera consolidar um avanço junto à base de serviços de acesso no Brasil. Em 1999, a empresa possuía 3% deste mercado que, em outubro, passou aos 10% do total. O objetivo é alcançar 25% do mercado até abril deste ano.