O ambiente profissional tem um papel fundamental na vida de um empregado e do empregador, tanto dentro como fora da empresa. Para descobrir como os profissionais se sentem em relação ao trabalho e seu ambiente profissional, a Universia e a Trabalhando.com conversaram com 7.855 pessoas de 8 países (Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Espanha, México, Peru e Porto Rico). O resultado principal mostra que 48% dos entrevistados se sentem bem em seu emprego atual.
Para 55%, dos entrevistados, o clima em seu emprego atual é bom, e isso está relacionado diretamente com o equilíbrio que existe entre vida pessoal e profissional (21%), seguido da existência de recursos necessários para trabalhar (20%). No entanto a preocupação da empresa para que o profissional tenha possibilidade de desenvolvimento profissional também é valorizada (19%).
Outro sentimento muito apontado segundo a pesquisa é o da pressão (22%). Isto é, o equilíbrio que se inclina na maior parte para o lado positivo, embora algumas percepções pareçam negligenciadas. Entre os que afirmam insatisfação no emprego atual, 45% disseram que não existe um bom clima em seu trabalho principalmente porque não se valoriza o empregado e porque não existem possibilidades de crescer, ambas com 26%. O favoritismo que a empresa tem com alguns funcionários foi apontado por 18%.