A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) promoveu, em sua sede, reunião com as prestadoras de telefonia fixa e móvel, com o objetivo de equacionar as questões que envolvem as tarifas de interconexão e, especialmente no caso da telefonia móvel. Ao iniciar a reunião, o presidente da Anatel, Elifas Chaves Gurgel do Amaral, destacou os esforços que a Agência tem feito para que as diversas modalidades dos serviços de telecomunicações possam evoluir no contexto da convergência tecnológica e apresentar, como resultado, serviços de qualidade, com preços justos.
Segundo Elifas Gurgel, o acesso da população às modalidades dos serviços de telecomunicações é um estímulo à competição e à qualidade, propiciando às prestadoras a realização de investimentos que devem estar em harmonia com o desenvolvimento tecnológico, industrial e social do País.
As prestadoras tiveram, na seqüência da reunião, a oportunidade de apresentar as suas posições e sugerir alternativas, numa demonstração de maturidade setorial que, se não levou ao consenso nesta primeira etapa, subsidiou a Anatel para novas ações, inclusive na arbitragem dos valores de interconexão.
Na avaliação do presidente da Anatel, o sucesso da iniciativa foi marcado pela convivência entre prestadoras de diferentes modalidades, pois “o que se deseja é o equilíbrio, sempre priorizando-se o atendimento ao cidadão e o interesse público”.