Considerado uma das principais portas de entrada de jovens para o mercado de trabalho formal, sem a necessidade de experiência anterior, o setor de telesserviços deve gerar até o final deste ano cerca de 100 mil novas oportunidades de emprego. “As empresas formam e capacitam os profissionais com cursos e treinamentos. Entendem que, apesar de todos os avanços tecnológicos, os teleatendentes é que estão na linha de frente e, por isso, precisam estar todos perfeitamente aptos para atender da melhor maneira possível aos clientes”, diz Jarbas Nogueira, presidente da ABT – Associação Brasileira de Telesserviços. A própria entidade promove cursos, palestras e workshops que auxiliam na capacitação dos profissionais. O calendário pode ser conferido no site da ABT.
Para quem deseja se candidatar às vagas, a ABT dá algumas dicas importantes que devem ser seguidas no momento da entrevista. Confira:
– Evite chegar atrasado para o processo de seleção;
– Cuidado para não cometer erros de português (com o gerúndio, especialmente) e exagerar nas gírias durante a entrevista;
– Não demonstre impaciência ou fale mais do que o necessário;
– Mesmo que esteja nervoso, procure passar confiança e responda às perguntas de maneira clara e objetiva;
– Deixe transparecer a sua vontade e disposição para aprender o serviço;
– Vá à entrevista vestindo-se de maneira adequada, discretamente;
– Por fim, não esqueça de desligar aparelhos eletrônicos (celular, MP3, Ipod).