Estão todos no mesmo time?



Na ponta do atendimento entre marcas e clientes, o operador é um dos principais ativos de uma empresa de call center. Um mal atendimento dele pode representar a quebra de um relacionamento. Por isso, se torna fundamental ter o seu comprometimento com a empresa e, principalmente, com a qualidade do serviço. “Acreditamos que são nossos colaboradores que nos ajudam a fortalecer o relacionamento com o cliente de nossos clientes, oferecendo um atendimento diferenciado e de qualidade. Assim, um colaborador motivado colabora com o desempenho da companhia, agregando bons resultados e contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável”, reforça a tese o diretor de recursos humanos da CSU, Paulo César Côrrea.

 

Da mesma opinião, o diretor geral de operações da Almaviva, Marco Lupi, explica que um colaborador comprometido “veste a camisa” da empresa, sendo um embaixador tanto da marca quanto do conceito de atuação. “Além disso, é um verdadeiro líder informal, formando opiniões, fomentando ações positivas em toda a equipe, além de honrar as responsabilidades assumidas”, reforça Lupi. Outro fator importante, segundo o diretor, é transparência e confiança mutua que permeia a relação de trabalho profissional, fazendo que ocorra o estreitamento do elo capital x trabalho.

 

Porém, não é um trabalho simples. O especialista Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting, explica que a melhor forma é possuir políticas bem claras, ser objetivo e sincero com o colaboradores, evitando que se tenha mal entendidos. Outro ponto importante é ter ações motivadoras. “O grande problema das empresas é que elas por vezes esquecem a importância de aplicar novos desafios para as pessoas. Ficar estagnados pode ser também um grande problema”, esclarece. Nessa direção, a In House realiza treinamentos constantes dos produtos/serviços, treinamentos práticos, comportamentais e workshops de qualidade. “Entendemos que capacitar é, acima de tudo, valorizar o funcionário e prepará-lo para, também, valorizar o cliente”, pontua Welson Marinho, diretor comercial da In House.

 

O diretor da Innova acrescenta ainda a importância dos líderes. “Os exemplos que os gestores passam com certeza são espelhados pelos colaboradores, principalmente quando estes são negativos. A frase o exemplo vem de cima é com certeza uma das mais corretas dentro de uma empresa”, justifica. Nesse ponto, Edison Andrades, palestrante e sócio da Reciclare Treinamentos, destaca que oferecer boas condições de trabalho e um salário adequado é importante, porém não basta para conquistar o comprometimento dos colaboradores. “Você não torna as pessoas comprometidas apenas oferecendo os fatores higiênicos. Caso isso fosse verdade, todo o serviço público seria composto por pessoas altamente comprometidas”, comenta. Ele explica que as empresas motivam as pessoas a se comprometerem por meio dos gestores. Elas precisam de um mentoring em suas carreiras, segundo Andrades. “Dois fatores levam um profissional a se descomprometer de suas tarefas: 1) falta de referência; 2) falta de inspiração. Ambos são regidas por líderes!”, esclarece.

 

 

E para você, qual a melhor forma de manter o comprometimento dos operadores? Deixe a sua opinião na enquete do portal Callcenter.inf.br.

 

 

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