Férias, vilã da produtividade?

O Brasil é o país onde nota-se maior perda de produtividade nas empresas em períodos de férias dos colaboradores, de acordo com pesquisa da Robert Half, que ouviu 2425 diretores financeiros de 16 países. A percepção é de 36% dos 100 diretores financeiros entrevistados no País, enquanto na Nova Zelândia essa é a reclamação de apenas 8% dos CFOs.
 
Outros prejuízos em empresas brasileiras, apresentados pelo estudo, foram a redução da atividade comercial (37%), falta de direção gerencial (18%) e força de trabalho menos motivada (5%). Somente 5% dos entrevistados não observaram nenhum impacto negativo nos negócios durante os períodos de descanso.
 
Especialistas da Robert Half consideram que um planejamento adequado com relação às férias dos colaboradores tendem a garantir o atendimento das demandas de trabalho nas organizações, independente da época do ano. Dentro deste cenário, eles listam algumas orientações:
Estabeleça regras – Crie critérios para atender solicitações de férias, como, por exemplo, ordem de chegada dos pedidos, senioridade dos profissionais ou colaboradores com filhos em idade escolar, etc;
Defina períodos críticos – Comunique sua equipe sobre datas e períodos em que é importante ter todos os profissionais na empresa;
Delegue com antecedência – Determine quais profissionais estão mais bem preparados para assumir as responsabilidades cruciais quando alguém mais sênior do time, por exemplo, estiver ausente. Isso garantirá continuidade do trabalho e será uma oportunidade de identificar talentos para posições mais altas;
Considere o apoio de um profissional temporário – Em posições mais estratégicas, projetos mais críticos ou quando a equipe está com a capacidade máxima de atividades, contrate profissionais temporários para garantir a continuidade das ações, com a qualidade desejada.

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