O avanço da participação das mulheres no mercado de trabalho é absolutamente notório. Inclusive os dados estatísticos recentes confirma. A última pesquisa do Dieesi 2011 aponta que a taxa de desemprego no público feminino tem caído mais rápido que entre o publico masculino. O setor de contact center impacta diretamente nesse número, já que em média 75% dos profissionais do setor são mulheres.
Segundo Eduardo Noronha, COO da Contax, o motivo desse grande efetivo feminino se dá por um conjunto de fatores como, por exemplo, o fato de hoje a mulher buscar mais o trabalho fora de casa. “O call center é uma ótima opção para quem deseja conciliar o trabalho com alguma outra atividade em sua vida, seja voluntariado, estudos, ou mesmo as atividades do lar”, complementa. Uma jornada reduzida permite um pouco mais de tempo livre e a flexibilidade de horários é também um ponto dos pontos fortes do setor.
“Oferecemos para todo o nosso efetivo a flexibilidade, e exclusivamente para o público feminino temos o Programa Luz, que consiste no suporte no período da gravidez”, diz Noronha. Durante todo o período da gestação a mulher tem o acompanhamento pré-natal, participam de palestras internas e ao final do programa recebem um kit de boas vindas para o bebê.
Na opinião do COO, a questão da superioridade na qualidade do atendimento é muito mais uma percepção do que um fato. “Temos programas de treinamentos intensivos desde o processo seletivo até a reciclagem de profissionais para que todo mundo, independente do sexo, tenha o mesmo desempenho em qualidade.”