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Daniel Tavares, gerente de Recursos Humanos da Full Time

Full Time comemora êxito do programa interno de saúde e bem-estar 

Em parceria com a Moodar, empresa melhora a saúde emocional dos colaboradores  e consegue diminuir o índice de afastamentos médicos

A Full Time, empresa especializada em prestação de serviços de atendimento ao cliente, conseguiu rapidamente estancar o crescimento de afastamentos dos colaboradores por questões emocionais no pós-pandemia. Em apenas três meses do programa criado em parceria com a Moodar, startup de cuidado emocional e desenvolvimento de pessoas, foi possível perceber uma redução de quase 10%, quando comparado com o mesmo período do ano passado, quando ainda não havia ação implementada neste sentido que tem por objetivo melhorar a saúde emocional dos colaboradores da empresa.

Segundo Daniel Tavares, gerente de RH da Full Time, os motivos mais comuns dos afastamentos são transtornos de ansiedade, a reação ao stress, episódios depressivos e problemas específicos da personalidade. “Este é o primeiro estudo dos resultados e, após essa redução, tivemos a certeza de que estamos no caminho certo. As últimas palestras trataram temas como ´O trabalho em nós’, ‘Comunicação não violenta’ e ‘Prevenção ao cansaço emocional’. Tivemos uma aderência de mais de 80% dos gestores, o que demonstra um bom índice de engajamento por parte da equipe”.

Burnout pós-pandêmico

Tavares lembra estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e publicado pela revista The Lancet, apontando que os casos de depressão aumentaram em 90% e o número de pessoas que relataram sintomas como crise de ansiedade e stress agudo mais que dobrou entre os meses de março e abril de 2021. E, ainda de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), as principais causas de afastamento de funcionários do trabalho no Brasil são depressão, transtornos de ansiedade, stress e burnout.

“Este último é o principal sintoma que tem trazido preocupação para a Full Time. Alguns dos atestados apresentados estão relacionados na seguinte ordem de importância: problemas respiratórios, dores abdominais e questões emocionais como stress e ansiedade e muitas das primeiras queixas estão sim ligadas diretamente a fatores emocionais, principalmente a estafa e ao burnout. Quando percebemos isso, sentimos que estava na hora de fazermos algo efetivo para auxiliar nossos colaboradores e, por isso, fomos em busca da Moodar”,  explicou o executivo.

A ferramenta é utilizada por todos os departamentos da empresa, como também pela gerência e diretoria. “Nossos gestores são nosso melhor exemplo. Este time tem se dedicado a solução da Moodar participando ativamente das sessões de terapia e das palestras e eventos em que são convidados”, complementa o gerente de RH. “De acordo com levantamentos internos, a plataforma têm auxiliado os colaboradores a enxergar as dificuldades e o que é preciso fazer para superá-las. As sessões de terapias semanais, realizadas por alguns colaboradores, por exemplo, têm ajudado na obtenção de resultados muito satisfatórios, trazendo mais qualidade no aproveitamento do tempo no trabalho e em casa com as famílias”, complementou Tavares.

Funcionamento da plataforma

De acordo com Felipe Farias, CEO da Moodar, a ferramenta está estruturada em cinco pilares que podem ser habilitados de acordo com a necessidade e budget de cada empresa. São eles investigação, desenvolvimento, acolhimento, promoção e transformação. Para cada item estão habilitadas funcionalidades.

Por exemplo, no módulo investigação são realizados mapeamentos quantitativos e qualitativos dos desafios, por meio de pesquisas e assessments, já o módulo desenvolvimento é a aplicação de programas para líderes, formação do RH e marketing com o objetivo de medir os indicadores. “O principal objetivo do nosso negócio é ajudar as empresas a gerar resultados através do desenvolvimento emocional, acolhendo, educando e desenvolvendo. Como consequência, evitamos afastamentos por questões de saúde mental, retemos talentos e elevamos a produtividade. Nossa solução utiliza inteligência artificial para melhorar a precisão do trabalho de acolhimento e desenvolvimento emocional”.

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