O aumento de 40% no consumo de pessoas na hora do jantar foi um dos sucessos do Programa Mais Galetos. Entre o comercial e o sofisticado, o restaurante tem bom movimento na hora do almoço, na maioria freqüentado por executivos que consomem R$ 20,00 por pessoa. O mesmo não acontecia durante à noite, principalmente nas lojas fora dos shoppings.
Para fidelizar os clientes e ampliar o leque de consumidores, o Galetos apostou na baertura de um canal de comunicação direta com seus consumidores, que vai além do atendimento ao cliente. A Tele Eventos é a responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento do programa, que conta com atendimento gratuito através do 0800.11.9643, uma PA com duas linhas telefônicas, que atende uma média de 30 ligações por dia, e um serviço pela Internet no site (www.galetos.com.br).
“A integração do banco de dados com o telemarketing ativo/receptivo e a mala direta permitiu conhecer os hábitos dos clientes e desenvolver um programa de fidelização mais eficiente”, diz o diretor da Tele Eventos Luís Fernando Herlinger. Atualmente, constam no cadastro 28 mil nomes, sendo 18 mil habituais frequentadores e 9 mil fiéis. Os clientes Galetos preenchem um formulário com dados pessoais em uma das 12 lojas espalhadas pela cidade e o enviam, através do correio, a Tele Eventos, que cadastra-os por meio de um código personalizado em cada questionário em seu Banco de Dados, desenvolvido internamente. Dentro de 15 dias, o consumidor recebe a carteirinha Cliente Mais, com a qual passa a contabilizar pontos a cada vez que visita a loja. Com um total de 20 pontos, o cliente ganha um cheque no mesmo valor para gastar no restaurante.
Através da campanha foi possível descobrir vários grupos de consumidores que são classificados de acordo com a freqüência. Há os que vão sempre à loja e gastam muito, os que vão pouco mas gastam muito, os que vão muito e gastam pouco e os que vão pouco e quase não gastam. “Conhecer o perfil de seus clientes é fundamental na hora de fidelizá-los. Os restaurantes não costumam oferecer nem um serviço de atendimento ao consumidor, que é uma falha. O Galetos, nesse ponto, inovou, pois além de ouvir seus consumidores é o primeiro do ramo a adotar um programa de milhagem”, completa Herlinger.
Desde que foi implantado, há um ano e meio, o Programa Mais Galetos recebe uma média de 150 inscrições semanalmente. Em épocas de promoções, o número sobe para 500. Para atingir os 20 pontos é necessário gastar R$ 300,00 por ano, que equivale a 6% de desconto no total do consumo. Já foram distribuídos R$ 227 mil em bônus, totalizando 11,3 mil resgates.
Para manter funcionando o Programa, o Galetos gasta cerca de R$ 10 mil reais por mês, valor irrisório diante do sucesso da campanha, segundo Luis Fernando Herlinger. Os clientes Mais Galetos recebem também correspondências informando novas instalações, pratos, promoções, etc. Os inativos são estimulados, através do telemarketing ativo e da mala direta, a freqüentar o restaurante.