Para reduzir os custos na comunicação de voz entre as lojas GE Money e a matriz de aprovação de crédito, a A General Electric do Brasil implantou um projeto de VolP. A implementação foi feita pela CPM, empresa dedicada a consultoria, outsourcing, infra-estrutura tecnológica. O planejamento do projeto ocorreu em junho de 2004 e a efetiva implementação, com a instalação do núcleo da solução, teve início em outubro do mesmo ano.
“O projeto tem por objetivo interligar 125 pontos de venda remotos (lojas GE Money) à matriz, por meio de solução de telefonia IP”, diz Denise Guedes, gerente de negócios da CPM. Além de uma equipe composta por sete funcionários especializados, responsáveis pelos serviços de instalação, manutenção, suporte técnico (com garantia 24×7 no local por dois anos) e treinamento para administradores e usuários, a solução CPM envolve aparelhos telefônicos IP, roteador gateway, servidores gerenciadores de chamadas e servidor de correio de voz.
Atualmente já foram interligadas 110 lojas GE Money. “Por meio dessa tecnologia, a GE tem planos de ultrapassar a quantidade de 500 pontos de venda. A previsão é que essa primeira fase do projeto seja concluída em fevereiro de 2005, com subseqüente início da segunda fase a partir de abril”, completa Hirata.
A solução gerou uma economia mensal em torno de R$ 70 mil para a companhia, eliminou os gastos com interurbanos e viabilizou uma comunicação segura entre filiais e matriz, protegendo as informações confidenciais da GE Money. Outro diferencial proporcionado pela tecnologia é a funcionalidade TOTEM, que possibilita utilizar o aparelho telefônico IP como um ATM (caixa automático dos bancos) nas lojas. Assim, por meio do desenvolvimento de um aplicativo XML, torna-se possível consultar o saldo do cartão de crédito, faturas e limite de crédito pelo visor de cristal líquido do telefone.