A tendência é cada vez maior das empresas utilizarem funcionários em home Office. Primeiramente pela redução de custos, uma vez que um profissional em casa custa muito menos do que um funcionário interno. Além disso, a mudança permite uma melhoria concreta na produtividade e qualidade de vida desses profissionais. Depois de estudar e conviver com os desafios do processo de implantação do trabalho remoto durante os três últimos anos, a HOM – Home Office Management lança um produto, além de um novo braço de consultoria para ajudar as empresas e pessoas no processo de transição do modelo de trabalho. “Queremos ser o catalizador do home office no Brasil, facilitar a implantação e ajudar as empresas e pessoas a aproveitarem todos os benefícios do home office”, afirma Tawan Pimentel, sócio da HOM.
Durante o processo de pesquisa e desenvolvimento do conceito de negócio da HOM, foram identificadas diversas barreiras no processo de transição do trabalho presencial para o remoto como, por exemplo, as questões culturais dos colaboradores e gestores frente ao modelo de trabalho atual, a insegurança das empresas em relação à Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e, principalmente, a falta de conteúdos e experiências reais deste modelo de negócio no mercado brasileiro. “Esta é a realidade brasileira e implantar o home office é diferente do processo de outros países. Muitas empresas multinacionais têm dificuldade para replicar os modelos ‘de fora’ porque aqui as pessoas vivem de um modo diferente, as Leis são outras e o home office ainda não é tão popular. E, quando existe, muitas vezes é praticado informalmente”, lembra.
Para viabilizar o conceito do negócio no Brasil não havia alternativa, senão, com dois modelos distintos e complementares de negócio. O primeiro passo foi a criação de um software armazenado em nuvem que realiza a gestão dos colaboradores com registros de horários, relatórios de produtividade e acompanhamento de projetos e atividades, além de diversas outras funcionalidades específicas para o trabalho remoto. Por ser um produto armazenado em nuvem, o HOM garante seu acesso por meio de qualquer dispositivo, seja desktop ou, até mesmo, mobile. “Nessa primeira fase de desenvolvimento, o produto funciona apenas em Windows, mas já estamos trabalhando para oferecer uma nova opção que atenda aos usuários da plataforma MAC OS. Há planos também para desenvolver uma versão Mobile, seguindo a tendência dos softwares de gestão”, determina Tawan.
Com o software criado e desenvolvido, a HOM identificou a necessidade de um braço de consultoria especializada em home office que, realizasse projetos customizados para as necessidades de cada cliente, surgindo assim a metho. “Além de vender o software da HOM, nossa experiência de campo mostrou ser fundamental analisar a empresa por completo, identificando o que ela precisa mudar para tornar mais rápido e natural o processo de transição de trabalho presencial para o remoto. Nesse processo de consultoria que, pode ou não, ser adquirido com o software, utilizamos diversas ferramentas de apoio como: materiais didáticos, palestras, planos estruturados de comunicação e assessoria jurídica, etc.”, complementa.