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A Actionline contratou a Xgen, empresa especializada no desenvolvimento e integração de soluções para contact center, para a implantação do Manual de Operações em cerca de 400 posições de atendimento. A ferramenta busca facilitar a localização de dados e informações, permitindo melhorar a assertividade no contato com os clientes.

 

De acordo com Luis Sanchez, diretor de tecnologia da Actionline, a idéia é tornar o dia a dia do atendente mais fácil, com todas as informações necessárias para um bom atendimento reunidas em um único lugar. “Isto, além de gerar um grande aumento de produtividade, vai melhorar a qualidade de informação a ser levada ao cliente final”, diz.

 

O projeto contempla técnicas e metodologias oriundas de outras ciências como biblioteconomia, arquitetura da informação e gestão do conhecimento, com uma plataforma tecnológica de sustentação e design de interface orientada ao usuário. Na opinião de Sanchez, as oportunidades de ganho de efetividade aumentam, principalmente no SAC, se as informações são dispostas de maneira simples, organizada e contextualizada.

 

Entre os planos da empresa está a implementação da ferramenta em todas as operações. “Estamos, realmente, acreditando no retorno que o manual nos trará com maior ganho de efetividade, para fidelizar e conquistar novos clientes, além de diminuir o turn over de nossos agentes”, afirma Sanchez.

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A Rhodia, fabricante de produtos químicos de especialidades, vem adotando sistemas de análise de informações para monitorar e gerenciar o desempenho de diversas áreas de atuação e apoiar as decisões estratégicas de negócios.
O projeto Premier Pilotage compreende uma grande base de informações (data warehouse), com dados sobre vendas, estoques e rentabilidade em âmbito mundial, e está dividida por unidades de negócios dentro de cada país. Pelo sistema, é possível acompanhar todo o ciclo diário do faturamento, envolvendo desde a comercialização até os processos da cadeia de suprimentos (supply chain), com capacidade de medir o desempenho da entrega aos clientes, monitorar os níveis de estoques e, ao final, analisar a rentabilidade sobre as vendas.
“Ao criar um repositório mundial de informações de negócios, conseguimos fornecer esses dados mais rapidamente e de maneira uniforme aos executivos”, conta Ciro Rodrigues, gerente de informática da Rhodia. As informações globais do projeto são consolidadas na matriz, em Paris (França) e há uma versão local, que concentra os dados do Brasil e de parte da Venezuela (onde a corporação também atua na América do Sul). Cerca de 400 usuários da Rhodia no mundo têm acesso aos dados utilizados na rotina de tomada de decisões estratégicas. Para suportar a complexidade de análise e o compartilhamento de informações estratégicas, a empresa utiliza as soluções Business Objects Enterprise e WebIntelligence, além das ferramentas Designer, Supervisor, InfoView e Crystal Reports.
A versão brasileira do Premier Pilotage, conhecida como DW Brasil, abrange hoje seis das 13 unidades de negócios da corporação, e está dividida em duas áreas: a análise das operações de vendas e supply chain, que conta com 50 usuários (deve chegar a 150 em um ano), e a gestão de pessoal, para controle do bônus por premiação variável, que conta com 12 usuários. “Nosso plano é implementar gradativamente novos indicadores e novas bases de dados e disponibiliza-las às unidades de negócio interessadas”, adianta o gerente.
Para o Rodrigues, os benefícios do sistema são visíveis no aumento de produtividade na análise de dados, com a melhoria de processos e identificação de oportunidades. “O tempo gasto para coletar e organizar informações foi sensivelmente reduzido. Em alguns casos, o trabalho de dois ou três dias passou a ser realizado em alguns minutos”, conta.
Neste momento, a Rhodia planeja a implementação global da metodologia Balanced Scorecard para 2005, sendo iniciado na Europa. A adoção do BSC deve acompanhar o projeto global para integração única do sistema de gestão da SAP, que deverá ser concluído em 2007. “Os sistemas da Business Objects são parte importante no processo porque propiciam um ambiente integrado e homogêneo para a disponibilização e análise de dados”, explica Rodrigues.

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