Inglês é o mais exigido pelas empresas

A Catho Online, maior classificados on-line de currículos e empregos da América Latina, identificou por meio da Pesquisa dos Executivos 2011, realizada em abril deste ano, que ter conhecimento em um segundo idioma é um diferencial para os profissionais se destacarem dos concorrentes na busca de um novo emprego ou para uma vaga de promoção. A pesquisa contou com a participação de 46.067 respondentes.A língua inglesa ainda é a preferida pelo mercado, uma vez que 80% das entrevistas em língua estrangeira são realizadas em inglês. O segundo idioma mais utilizado nas entrevistas é o espanhol, com 13%. 
Apesar de o idioma ser um diferencial no mercado de trabalho, tanto na conquista de uma vaga, quanto dentro da organização, apenas 11% dos candidatos conseguem se comunicar sem dificuldades em inglês, e destes, apenas 3,4% conseguem falar e entender fluentemente sobre qualquer assunto.
Mesmo sendo algo positivo para todos os níveis, é comum que em níveis hierárquicos maiores essa preocupação seja ainda mais evidente. Profissionais de alta gerência e diretoria têm maior necessidade de se expressar em inglês, no entanto já é possível identificar um número grande de estagiários dedicados à aprendizagem destes idiomas. 
“Esse crescimento de estagiários que possuem fluência em outros idiomas é um reflexo de jovens de uma nova geração que já se preocupa com o futuro e se prepara para uma ascensão mais rápida no mercado”, destaca Adriano Meirinho, diretor de Marketing da Catho Online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima