O discador preditivo da Altitude Software foi implantado em uma regional da operadora de telefonia, em setembro de 2007, e a implantação total aconteceu em março de 2008. O objetivo da operação de televendas era ofertar aparelhos celulares e modens para clientes com perfil de planos pós-pago de todo o Brasil, com foco para os clientes das operadoras concorrentes.
“Adicionamos inteligência ao canal de televendas da operadora e, com isso, a empresa pode alterar a estratégia a qualquer momento baseado nos resultados atingidos. Todo o processo é automatizado e não requer especialistas em base de dados para o gerenciamento diário. A rapidez na tomada de decisões é essencial, principalmente, para empresas em mercados extremamente competitivos”, revela Elaine Ferreira, presidente da Altitude Software para América Latina.
Após três meses com a ferramenta da Altitude Software já foi possível mensurar os resultados. “A efetividade do operador saltou de uma média de 33% para 60%. E a qualidade do tempo produtivo melhorou. Antes o índice da operação era de 72%, sendo que 15% deste tempo era gasto com chamadas sem sucesso. Hoje, o indicador permanece na casa de 72%, no entanto, com 95% deste tempo usado em ligações efetivas, ou seja, tivemos um ganho real de 10% em tempo de conversação”, detalha Hamilton Reis, diretor de mercado da Algar Tecnologia.
Os principais indicadores foram a efetividade do operador, o número de ligações efetivas, a qualidade do tempo produtivo, a média de chamadas efetivas atendidas e o aumento das vendas. Os resultados positivos são percebidos até a presente data. Outro indicador importante é a média de chamadas efetivas atendidas por operador/dia. “Antes fazíamos aproximadamente 54 contatos efetivos operador/dia, agora temos regionais que alcançam 94 contatos efetivos operador/dia e uma média geral de 75. Isso sob uma mesma conversão média (3%) significa cerca de 310 vendas a mais por dia, ou seja, houve um acréscimo de 25%”, explica Hamilton Reis da Algar Tecnologia.