Leilão de talentos



A busca e retenção de profissionais qualificados é hoje um dos principais temas que preocupam os profissionais de recursos humanos no País. Cerca de 80% dos executivos da área consultados revelaram que suas empresas sofrem com disputa intensa de talentos, consideradas verdadeiros leilões. E, com perspectivas negativas, é praticamente unânime (99%) a percepção de que o cenário deve piorar nos próximos anos. Os dados são de pesquisa realizada pela Amcham com 74 executivos, gestores e diretores de RH de pequenas, médias e grandes empresas de diversos segmentos.

 

Uma fatia de 76% dos executivos revela que suas companhias sofrem com o problema, mas, ao mesmo tempo, se veem impelidas a fazer parte da disputa. Para os entrevistados, os setores mais impactados são: construção civil (68%); tecnologia da informação & comunicação (50%); serviços (45%); energia (27%); e comércio e varejo (22%).

 

Para enfrentar essa disputa, 69% foca as ações em capacitação, plano de carreira e gestão do clima organizacional, enquanto 30% investe em atrativos financeiros, como salário, bônus, pacote de benefícios e recompensas. Entre os benefícios intangíveis mais empregados, destacam-se: capacitação e treinamento de colaboradores (70%); gestão do clima organizacional (59%); desenvolvimento de plano de carreira para os colaboradores (42%); e adoção de flexibilização de condições de trabalho como horário e home office (39%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima