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Janelle Dieken, vice-presidente sênior de advocacia do cliente da Genesys

Líderes de CX enxergam IA como crucial, mas falta expertise para adoção

Segundo estudo da Genesys, apesar do amplo reconhecimento da importância da IA, as empresas estão perdendo inovações essenciais

Em nova pesquisa a Genesys descobriu que a IA está rapidamente se tornando indispensável para empresas que desejam se manter competitivas no cenário da experiência do cliente. O relatório, “Experiência do cliente na era da IA”, revelou que 70% dos líderes de CX pesquisados ​​identificam a IA como crucial para suas operações de na área nos próximos dois a três anos. Apesar disso, as descobertas também expõem uma surpreendente falta de preparação e subutilização das capacidades mais avançadas da IA, apresentando um desafio e uma oportunidade para empresas que buscam se manter à frente em um mercado cada vez mais competitivo.

A pesquisa reforça a crença de que a IA não é mais apenas uma palavra da moda ou uma ferramenta opcional – é uma necessidade estratégica. De acordo com o relatório, 70% dos líderes de CX já reconhecem o papel crítico que a IA desempenha em tornar as jornadas dos clientes mais empáticas e personalizadas. Além disso, 59% desses líderes acreditam que a integração da IA ​​em suas operações aumentará significativamente a fidelidade do cliente e o valor vitalício nos próximos cinco anos. Isso marca a IA não apenas como um aprimoramento, mas também como uma força transformadora que pode remodelar a forma como as empresas interagem e retêm clientes.

“A IA está revolucionando a experiência do cliente, permitindo que as empresas ofereçam interações mais personalizadas, eficientes e empáticas em escala. Nossa pesquisa mostra que as empresas que não integrarem a IA em suas estratégias de CX correm o risco de ficar para trás em um cenário altamente competitivo”, comentou Janelle Dieken, vice-presidente sênior de advocacia do cliente da Genesys.

A pesquisa destaca que, embora as ferramentas baseadas em IA, como chatbots, sejam amplamente adotadas, muitas empresas ainda não exploraram totalmente o potencial da IA ​​em áreas como gerenciamento de jornada, resumo automático e análise de sentimentos. Atualmente, apenas 23% dos líderes de CX estão usando IA para gerenciamento da jornada do cliente e apenas 22% a usam para análise de sentimentos.

“Essas áreas subutilizadas representam oportunidades significativas para as empresas aprofundarem seus relacionamentos com os clientes e gerar maior engajamento. De acordo com o Gartner, até 2026, 50% das organizações de atendimento e suporte ao cliente terão implementado assistentes virtuais (VAs) baseados em IA generativa para assistência ao agente e tarefas voltadas para o cliente. Acreditamos que isso destaca a necessidade de as empresas expandirem suas capacidades de IA além dos chatbots e explorarem aplicações mais avançadas”, afirmou Janelle.

Benefícios duplos

O novo relatório da Genesys também destaca os benefícios duplos da IA: melhorar não apenas as interações com o cliente, mas também a experiência do funcionári: 66% dos líderes de CX esperam que uma maior adoção de IA leve a um maior engajamento dos funcionários, demonstrando seu potencial para influenciar as operações entre equipes e clientes.

Com a importância da IA ​​crescendo rapidamente, a pesquisa reitera a urgência de as empresas agirem agora. Embora 70% dos líderes de CX reconheçam que a IA será crucial para suas operações nos próximos três anos, uma grande porcentagem ainda está nos estágios iniciais de implementação. Apenas 34% dos líderes de CX concordaram que sua organização possui o conhecimento e a experiência para adotar a IA de forma eficaz. Os 66% restantes relataram prontidão mista, com respostas variando de concordância parcial a discordância total.O relatório alerta que atrasar a adoção da IA ​​pode levar a uma desvantagem competitiva significativa, à medida que outras empresas usam a IA para criar experiências do cliente mais personalizadas, eficientes e envolventes. Nos EUA e Canadá, 43% dos líderes de CX esperam que a IA os ajude a manter a liderança de mercado. A lacuna entre os pioneiros e aqueles que ficam para trás pode rapidamente se tornar grande demais para ser fechada.

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