Enquanto participante do Futurecom 2000 – Seminário Internacional & Business Trade Show, de 23 a 27 de outubro em Foz de Iguaçu, Paraná, a Lucent Technologies traz ao Brasil, como seu principal destaque, o cientista Arun Netravali, presidente do Bell Labs, o maior centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do mundo. Este centro tem mais de 30 mil pesquisadores e é responsável por 37 mil patentes, do primeiro transistor à transmissão óptica sem fibras.
No dia 26 de outubro, quinta-feira às 10h15, o cientista estará proferindo a palestra “Além de 2001 – As tendências, desenvolvimentos e oportunidades dos serviços eletrônicos em redes de comunicação”, na Sala Iguaçu 1.
Líder no fornecimento de redes para infra-estrutura e serviços de telecomunicações e pioneira na implantação de redes GPRS – General Packet Radio Service, a Lucent está apresentando o GPRS, um sistema de segunda geração e meia (2.5 G) para redes GSM. Essa tecnologia foi usada pela Lucent na implantação da primeira rede GPRS/GSM do mundo para a T-Mobil, Deutsche Telekom,em Nuremberg (Alemanha).
Durante o evento Futurecom, os visitantes podem conhecer melhor o universo das CyberCarrier, os “Data Centers” de alta performance em redes públicas, um novo modelo de negócios numa economia na velocidade da luz, segundo a visão da Lucent, e soluções de comutação, acesso e software. E também irão saber como o Bell Labs conseguiu atingir a maior taxa de transmissão óptica já realizada no mundo: 3 Terabits por segundo em uma única fibra. Para se ter uma idéia do volume dessa transmissão, considere que todo o tráfego de voz do mundo é equivalente a 1 Terabit/s ou o correspondente a 500.000 filmes longa metragens ou 12.000 enciclopédias