Mudança de comportamento na gestão



A Capgemini Consulting, consultoria de negócios e TI, divulgou pesquisa sobre as tendências das práticas Lean relacionadas a gestão, intitulada “Lean for the Long-Haul: Why behavior is key for sustaining success” (Gestão lean para longo prazo: por que o comportamento é a chave para sustentar o sucesso). O estudo mostra que as práticas de gestão Lean de negócios têm desempenhado um papel de destaque no auxílio às organizações que tentam superar a crise econômica, sendo que, neste contexto, a redução de custos e a melhoria da rentabilidade são os principais desafios que levam à implementação deste tipo de ação.

 

No entanto, a pesquisa aponta que, à medida que se recuperam da recessão, parte das empresas tendem a voltar à sua forma de atuação no modelo pré-crise, gerando uma preocupação com relação à incapacidade de manutenção do sucesso inicial dos projetos. Os resultados mostram que a insatisfação com as iniciativas Lean é maior entre o 1º e o 2º ano após o início do projeto, quando a onda inicial de otimismo gerada pelos resultados a curto prazo começam a desaparecer e as mudanças comportamentais de longo prazo ainda não foram incorporadas. Aproximadamente 70% dos entrevistados não estavam satisfeitos com o programa entre o 1º e o 2º ano da implementação.

 

O fato também é reforçado pela constatação de que a resistência à mudança da cultura organizacional é vista como uma das principais questões que afetam negativamente a sustentabilidade de um programa Lean. A Consultoria Capgemini recomenda que o foco das organizações esteja, portanto, em desenvolver essa mudança comportamental e sustentar os alguns métodos de trabalho no longo prazo. Os líderes de todos os setores devem tomar iniciativas Lean como exemplo. As promoções e manutenção de sócios com maior conhecimento em Lean são outros pontos críticos para o sucesso. Além disso, um programa bem sucedido de Lean deve ser divulgado por uma plataforma convincente, que irá ecoar por toda a empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima