Um dos maiores líderes da história, o imperador Tang Taizong foi o principal responsável por transformar a China no mais potente país do mundo, graças a uma dinastia marcada por realizações inovadoras e ousadas. Mas será que um governante do século 7 ainda pode influenciar nas decisões tomadas por administradores públicos e privados em pleno século XXI? Segundo o economista Chinghua Tang, a resposta é sim. Ele acaba de lançar no Brasil “O guia do líder”, pelo selo Planeta Estratégia, da Editora Planeta.
O livro reúne diversas conversas milenares entre o imperador e os seus ministros. “Muitos livros já foram escritos sobre liderança e administração. Este, no entanto, é diferente por não ser um fluxo unidirecional de conselhos, mas uma antologia de reuniões lideradas por Taizong na busca pela longevidade da dinastia Tang. São princípios que resistiram ao tempo”, pontua o autor.
Ao longo de 170 páginas, traz dicas atuais, lições sobre como obter autoconhecimento, avaliar pessoas, exercer liderança, influenciar os outros, aumentar a eficiência organizacional, competir com os rivais e alcançar o sucesso a longo prazo. Logo no primeiro capítulo, por exemplo, a obra lista os requisitos básicos de um bom líder, como a postura, a autopercepção, a humildade, a tolerância e a justiça. No capítulo 2, discorre sobre a área de recursos humanos, com dicas de como reconhecer talentos, gerir pessoas e identificar os bons e maus funcionários.
“Seja governando um país ou uma empresa comercial, liderando um time ou servindo de modelo a ser seguido, os chefes exercem um poder enorme não apenas sobre as pessoas e os recursos que comandam, mas também sobre a sociedade. Deste modo, os princípios revelados no livro mostram como são parecidos os caminhos de um imperador e de um administrador de sucesso”, finaliza Chinghua Tang.
Ficha Técnica
Título: O Guia do Líder
Autor: Chinghua Tang
Selo: Planeta Estratégia
Páginas: 170
Preço: 39,90