O que define um campeão?

Autor: Jamil Albuquerque
No início de 2012, encontrei-me com o jornalista Reginaldo Leme no salão nobre do Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura do Rio Preto, interior de São Paulo. Reginaldo é um notável narrador de automobilismo da Rede Globo, em especial Formula 1 e da Stock Car. Enquanto conversávamos, perguntei a ele o que fazia de um esportista  um campeão. Depois de suspirar e fazer aquele olhar de quem está vendo em perspectiva seus 40 anos de carreira, narrando automobilismo, e outros esportes, e acompanhando outros campeões como Ayrton Senna, ele respondeu: “Jamil, é um conjunto de ações, mas o que pode definir alguém a ser grande, a ponto de ser campeão, é a sua postura frente à vida, à carreira; sua atitude e sua autoconfiança. Talento é fundamental, mas não determinante. O que determina é a atitude”.
Ou seja, vemos que, segundo ele, a postura e a atitude podem alterar a vida de uma pessoa. Mas que outras características tem aquele que joga para vencer?
Nós todos ouvimos falar de campeões olímpicos e, provavelmente, vimos alguns na televisão. O que me vem á mente quando vejo a incrível capacidade deles é a quantidade de treinamento que eles suporta, o sacrifício que fizeram e a coragem que tiveram para chegar onde chegaram. Esses, são alguns dos atributos de um campeão. Eles querem alcançar alguma coisa especial. O normal não seria suficiente para alguém que tem o espírito de um vencedor.
Campões pensam grande, trabalham em tempo integral, são focados e disciplinados. Como disse certa vez o Pelé em uma entrevista: “Um campeão é alguém que se levanta quando não pode levantar”. Espero que isso se aplique a você.
Quando tenho um dia especialmente difícil, muitas vezes penso que é como uma corrida e que é melhor ter força para chegar até o final. Der alguma forma, a resistência vem à tona, porque eu não quero acabar me sentindo fracassado. Assumo, portanto, a responsabilidade pelo meu dia. Luiz Felipe Scolari (ou Felipão), técnico de futebol e campeão do mundo em 2002, disse uma vez: “Os campeões assumem a responsabilidade. Quando a bola está perto da trave, você pode ter certeza de que eu quero a bola”!
Tenho visto muitas pessoas talentosas falharem porque, no fundo, penso que o que lhes falta é o estofo da grandeza, penso que elas estão com medo de vencer. Vitória vem com a responsabilidade. Ser campeão traz responsabilidade. Analise a si mesmo cuidadosamente para ter certeza de que está pronto e capacitado. Se você não estiver, faça alguma coisa a esse respeito. Relacione as iniciativas que tomou ao longo dos anos para melhorar seus talentos e suas habilidades. Inclua estudos, seminários, assinatura de publicações especializadas. Pense a que seminários assistiria a fim de aprimorar seus talentos? Quanto isso custaria em tempo e dinheiro?
Invista em conhecimento, faça cursos de desenvolvimento pessoal e leia no mínimo cinco livros por ano. Amplie os seus horizontes. É um fator importante de sucesso.
Onde termina o horizonte, começa o infinito. Onde está o seu horizonte?
É sempre importante fixar metas? Você alguma vez ouviu alguma criança dizer que não queria ser nada quando crescesse? Crianças são cheias de sonhos e planos, e raramente são aspirações medíocres. Elas querem ser presidentes, astronauta, médico, cientistas. Elas estão no caminho certo e têm o espírito correto. Se você quiser, relembre quando você tinha altas realizações como objetivo. O que você queria ser quando crescesse? Nem todos podem ser campeões no mundo em alguma coisa, mas voce pode lutar para ser o melhor possível. Esse é o primeiro passo, e é uma responsabilidade diária. Como dizia Napoleon Hill, campeões caminham “o quilometro extra”. Ou seja, fazem mais do que o combinado. Nós todos sabemos quando fizemos apenas o suficiente e quando realmente nos superamos. Faça esforço para se superar – todos os dias. Não falhe por nunca ter se permitidos começar!
Não evite o sucesso porque pensa que a responsabilidade pode ser demasiada – apenas focalize e vá em frente! Você poderá se surpreender como que o esforço inteligente pode produzir. Concentre todos os seus pensamentos no trabalho atual. Preste atenção nessas coisas e estará no caminho para agir como um vencedor – e tornar-se um.
Jamil Albuquerque é economista, metodologista, instrutor MasterMind, especialista em arquitetura, gerenciamento de cidades e marketing.. Este artigo  é parte integrante do livro  ” Vivendo e Aprendendo a Jogar”, uma série de textos voltados a mostrar as muitas semelhanças entre o mundo dos negócios e do futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima