O que te leva a vestir a camisa?

Para obter ascensão na carreira, o mercado solicita do colaborador esforço e dedicação. Pensando nesse tema, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, perguntou “O que faz você vestir a camisa da empresa onde trabalha/estagia?”. Mesmo com opiniões divididas, o resultado salienta o crescimento profissional como fator relevante para o engajamento de uma equipe. Na primeira colocação, 4.846 jovens alegaram serem motivados por “Chances para crescimento na carreira”, recebendo 45,87% dos votos.
Segundo Skarlett Oliveira, analista de treinamento do Nube, é válido ressaltar, inicialmente, ser o incentivo algo interno. “Existem ações, contudo, capazes de dar uma injeção de ânimo, como uma política de ganhos, ações de qualidade de vida e programas de desenvolvimento.” Para ela, “é ideal uma atenção e acolhimento por parte do gestor, para manter frequentes estímulos a todos”.
Já para 3.136 pessoas (29,68%), congratulações e recompensas pelas tarefas executadas com sucesso se destacaram na avaliação. Ou seja, para o público, tal ação é crucial para permanecer dedicado ao longo do tempo. O local onde as atividades são praticadas é peça-chave para quem deseja realizar suas funções da melhor forma, com harmonia e bem-estar. Desse modo, “um ambiente de trabalho agradável”, foi indicado por 20,03% dos participantes, sendo a terceira posição no levantamento, preferência vista em 2.116 respostas. Mesmo sendo a opção menos votada, com 4,42% (467), “Ter um bom salário e benefícios” é visto pela especialista como consequência dos demais apontamentos.
Uma das formas de reter profissionais é fornecer sempre novos desafios. Na visão de Skarlett, “dividir as tarefas e alterná-las a cada semestre, por exemplo, pode incentivar o trabalho conjunto e os ganhos serão para todos”.  Para quem possui mais tempo de casa, a manutenção deve ser contínua. Caso contrário, para a especialista, a desmotivação pode surgir: “a maior parte das empresas já adotou um programa de retenção, pois o mercado está muito competitivo e é perfil da nova geração exigir benefícios em troca do serviço prestado”, avalia a profissional. Ela também completa: “é papel do líder averiguar se está cobrando a camisa de seu time, sem sequer tê-la entregue”.

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