Oi e BrT oficializam planos de fusão



O Ministério das Comunicações recebeu no final da segunda-feira notificação oficial a respeito dos planos de união das operadoras Oi, antiga Telemar, e Brasil Telecom, afirmou o ministro Hélio Costa. “Nós estamos recebendo oficialmente a informação de que as empresas realmente pretendem fazer uma recomposição acionária. Nesse sentido, vamos solicitar à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que nos informe o procedimento que devemos cumprir dentro do governo e do ministério para que esse assunto tenha prosseguimento”, disse Hélio.


A expectativa da criação de um grupo de telecomunicações com capital nacional ganhou força no início de janeiro e motivou forte procura pelas ações mais líquidas da Oi na Bolsa de Valores de São Paulo, as preferenciais da Tele Norte Leste e da Telemar Norte Leste. Os controladores do grupo Oi anunciaram em meados do mês que haviam intensificado as conversas com os donos da Brasil Telecom para união das empresas, mas que nenhum contrato havia sido assinado.


Uma fusão ou aquisição, porém, depende de alteração do Plano Geral de Outorgas, que proíbe que os mesmos acionistas controlem mais de uma concessionária. A mudança pode ser feita por meio de decreto presidencial. O ministro das Comunicações disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está sendo informado de forma cotidiana sobre o assunto pelos minsitérios das Comunicações e da Casa Civil. O ministro tem falado abertamente em favor da formação de um grande grupo de telecomunicações e nesta terça, ele defendeu a alteração do Plano Geral de Outorgas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima