A maioria das empresas não utiliza a colaboração e as práticas de jogos (gamification) para melhorar o envolvimento dos funcionários. É o que indica o estudo sobre tendências e melhores práticas na gestão de desempenho divulgado pela Nice. A pesquisa apontou que apenas 12% das empresas solicitam, de maneira ativa, ideias dos funcionários da linha de frente, e menos de um terço define metas de desempenho diárias ou semanais. Além disso, a mecânica de jogo é utilizada com pouca frequência, com apenas 31% das empresas explorando alguma forma de recompensa digital.
O estudo revelou ainda que as empresas continuam a motivar o desempenho por meio de concursos tradicionais, e duas em cada três empresas realizam esses concursos menos de uma vez por mês. Também mostrou que 88% das empresas realizam concursos e competições para motivar os funcionários, onde os prêmios mais comuns utilizados em concursos e competições são troféus (78%) e incentivos financeiros (57%).
“O envolvimento dos funcionários é um pré-requisito para oferecer uma experiência excepcional ao cliente. Outras pesquisas demonstraram que os profissionais de serviços são o único tipo de funcionários que se encontram menos envolvidos hoje do que há três anos. Para remediar esta situação, as empresas devem introduzir estratégias bottom-up, como colaboração e as práticas de jogo. Acreditamos que possa ajudar empresas a obter uma vantagem competitiva no mercado”, disse Yochai Rozenblat, presidente do Nice Enterprise Group.