Com uma estratégia direcionada a oferecer soluções para e-business, centrada no relacionamento com clientes e atrelada a conceitos de produtividade e excelência, a Oracle lança no Brasil sua solução CRM, pretendendo assumir a liderança deste mercado em dois anos. A empresa confia que a qualidade de seus produtos e, principalmente, a sua estrutura de suporte e cobertura nacional constituem fortes diferenciais para fazer frente à concorrência.
Segundo Carlos André, presidente da Oracle Brasil, “antes de ser um pacote ou uma tecnologia, CRM é uma estratégia empresarial orientada a conquistar, reter e servir clientes com rentabilidade, utilizando a mesma base de informações para integrar os processos de marketing, vendas e serviços”.
Para alcançar seus objetivos, a empresa também destaca a formação de associações estratégicas com parceiros especializados nas áreas relacionadas ao CRM. As primeiras já firmadas são com a Sun Microsystems, na área de servidores, e Ernst & Young Consulting, consultoria para implementação.
Seu foco principal deverá ser o mercado financeiro e as indústrias de telecomunicações e utilities, nos quais soma mais de 250 clientes em vários continentes, entre eles a British Telecom na Inglaterra, American Electric Power e AT&T Wireless nos Estados Unidos, Telia na Suécia, a mexicana Avantel e a Telefonica na Argentina. No Brasil, onde a Oracle tem uma experiência de mais de dez anos, seus clientes são a CTBC Telecom, Tigre Tubos e Conexões, Playcenter e Elevadores Sûr.
Toda a equipe de vendas, consultoria e marketing da Oracle está sendo treinada com a metodologia da Peppers & Rogers, a empresa norte-americana que criou o conceito “one-to-one marketing” e que mantém aliança mundial com a Oracorp.
Na avaliação de Celso Amaral, vice-presidente de estratégia de mercado da Oracle Brasil, “nossa meta para este ano fiscal é atingir a receita de US$ 30 milhões em CRM, englobando software, hardware, serviços de implementação e suporte da Oracle e parceiros”.
A Oracle Corp. vem se firmando neste segmento há mais de um ano, tendo adquirido doze empresas ligadas ao setor e mantendo hoje mais de 600 desenvolvedores dedicados exclusivamente a CRM. Pois percebeu a importância de se utilizar a informação existente dentro das empresas como ferramenta de identificação e diferenciação de cada cliente, criando condições para programas de fidelização eficazes com resultados tangíveis. A proposta é utilizar a tecnologia para fundamentar o relacionamento com os clientes em processos consistentes e informações únicas, disponíveis para todos os departamentos, de modo a potencializar cada contato com o cliente feito através de diferentes canais.
“O CRM irá revolucionar a forma como as empresas interagem com seus clientes, ajudando-as a compreender, se antecipar e dar respostas às necessidades dos clientes”, conclui Enio Klein, gerente de CRM da Oracle Brasil.