Os fones de ouvido, ou headsets, são imprescindíveis em qualquer serviço de atendimento telefônico, por isso é necessário que as empresas invistam em aparelhos de boa qualidade técnica para que o som seja recebido e transmitido sem distorções e com boa isolação de ruídos.
Existem numerosas marcas e modelos, o mais recomendado para pessoas que utilizam o headset por longos períodos é o monoauricular, pois permite a ventilação e o descanso da orelha não utilizada. Existe o modelo com dois fones, em que um deles tem a função de receber a ligação e o outro serve para isolar o ruído externo. Apesar deste modelo permitir o descanso da orelha, não permite a ventilação; com o tempo pode facilitar o desenvolvimento de fungos e bactérias que causam infecções.
O nível de ruído dentro da central não deve interferir no atendimento e não pode ser percebido pelo cliente. Sensibilizar todos os profissionais para utilizar baixa intensidade de voz com certeza ajudará a tornar o ambiente mais silencioso. Além disso, um fone de ouvido com volume adequado e sem distorções na recepção do som e um microfone sensível e unidirecional ajudam a diminuir o nível de ruído ambiental.
É imprescindível mudar o fone de lado a cada hora e meia. Se apenas um lado for estimulado, com o tempo a pessoa poderá desenvolver uma leve perda auditiva neste ouvido, que poderá prejudicar sua vida profissional no futuro. No início, as pessoas estranham, pois têm a sensação que ouvem com um ouvido melhor do que com o outro. Caso não tenham nenhuma alteração, isto não corresponde à verdade, pois ambas as orelhas ouvem igual. Com o hábito de alternar os fones a impressão desaparecerá.
Existem vários tipos de protetores auriculares, inclusive antialérgicos, mas é importante lembrar que o material tem prazo de validade e deve ser trocado regularmente. Alguns fabricantes preconizam a troca em 3 meses para os de espuma e 6 meses para os emborrachados ou de couro em condições de uso ideal. Caso o material tenha contato com umidade proveniente de cabelos molhados, suor intenso ou secreções, este tempo deve ser menor. No caso de infecção de ouvido, o protetor deve ser trocado para evitar reinfecção. O protetor emborrachado deve ser limpo apenas com pano umedecido, posto para secar e só depois utilizado.
O microfone é alvo constante de respingos de saliva. Por isso, é aconselhável usar lenço de papel para mantê-lo limpo e seco, bem como evitar comer algo quando estiver com o fone no ouvido, pois os resíduos podem parar dentro do microfone.
Nunca é demais lembrar que cada atendente deve ter seu próprio fone de ouvido. O uso é pessoal e intransferível. O ideal é que cada um tenha o seu e que o mantenha guardado em lugar seco e protegido de poeira e impurezas, quando não estiver em uso.
Luiza Carvalho [email protected] – Fonoaudióloga da Reisner Consultores Associados