A qualidade da mão-de-obra paranaense tem garantido ao estado uma participação expressiva no mercado brasileiro de call center, uma das atividades que mais crescem no país. A Associação Brasileira de Telemarketing (ABT) estima que o Paraná abrigue 20 mil das 555 mil pessoas empregadas no setor em todo o Brasil. “Esperamos que até o final do ano esse número de empregos cresça entre 10% e 12%”, diz Topázio Silveira Neto, presidente da ABT.
O executivo estará em Curitiba no dia 20 de junho (segunda-feira), para incentivar as empresas paranaenses com centrais de atendimento a se inscreverem na quinta edição do “Prêmio ABT – A Excelência no Relacionamento com o Cliente”, que reúne as melhores práticas em RH, tecnologia, responsabilidade social e vendas no setor de call center. A ABT promoverá, a partir das 8h30, um workshop, sobre a estruturação de cases de sucesso e a participação no Prêmio ABT.
A curitibana Softmarketing, que tem 450 funcionários, uma das participantes do evento, é exemplo da força do mercado paranaense. A empresa está em ampla expansão. “Em outubro, mudaremos para uma nova sede, que terá capacidade para quase o triplo de trabalhadores”, diz Onez Mario Silva, sócio da empresa. “Curitiba é uma boa cidade para a instalação de call centers, porque a oferta de mão-de-obra é extremamente capacitada. A eficiência do serviço público de transporte é outra grande vantagem em relação a São Paulo e Rio de Janeiro”, completa Silva.
A empresa de telefonia GVT, que opera para todo o Brasil e tem matriz em Curitiba, também atesta a vocação do Paraná para o segmento. Na sua carteira de clientes call centers, 25% estão em território paranaense, 15% no Rio Grande do Sul, 5% no Centro-Oeste e os demais na região Sudeste. “Estas empresas conseguem uma redução média de 40% nos custos com as ligações e ganham fôlego para ampliar seus negócios”, avalia a diretora de Produtos e Projetos Especiais para o Mercado Corporativo da GVT, Cíntia Giotto.
A Teledata, empresa de call center, também acredita na expansão do setor na capital paranaense e na região metropolitana. “São áreas com muitas empresas, que podem ser potenciais usuárias de serviços de call center”, aponta Eduardo Simões, gerente de marketing.
Workshop em Curitiba – O evento da ABT será no Hotel Bourbon (rua Cândido Lopes, 102 – Centro), das 8h30 às 17h30. O público-alvo são os profissionais de marketing e de telemarketing das prestadoras de serviço e empresas com departamento próprio de atendimento ao cliente que queiram concorrer à quinta edição do Prêmio ABT – A Excelência no Relacionamento com o Cliente. As inscrições ao prêmio estão abertas e vão até 31 de julho.
O workshop, que tem o apoio da Siemens, da Editora Abril e da GVT, será ministrado por Miriam Garrido, especialista na elaboração de cases e sócia da Garrido Marketing, empresa organizadora do Prêmio. Mostrará exemplos de cases vitoriosos em edições anteriores e o regulamento. Informações e inscrições pelo site www.premioabt.com.br ou pelo telefone (11) 3801-2970.