Dentro desta ótica, um item de fundamental importância é o da concretização de parcerias comerciais que venham a complementar o seu rol de produtos, além de incrementar a sua força de vendas em mercados não atingidos pela sua ação comercial. Um fator de extrema importância no sucesso destas parcerias é o da escolha do parceiro, focando-se primordialmente na figura do sócio-proprietário, no qual os valores de honestidade, transparência, confiança, arrojo, determinação e tempo de relacionamento são fatores de sucesso, superando os interesses comerciais envolvidos. Este item vai garantir que os compromissos acordados sejam cumpridos, pois há o compromisso do dirigente principal da empresa com o cliente, não obstante às dificuldades que surgirão no decorrer do contrato. Já presenciei o cancelamento de contratos em função de mudanças de diretrizes, reestruturações internas e, pelo não cumprimento de prazos e padrões de qualidade em detrimento a fatores de custos de produção. O segundo fator a ser considerado no caso das parcerias é o produto, focando-se na busca dos diferenciais que este agrega ao seu consumidor, como custo, clientes referenciais e garantia da qualidade contínua. O melhor atestado da qualidade e do atendimento prestado pela empresa candidata a parceira será identificado com os clientes referenciais desta. Deve-se efetuar uma pesquisa direta junto aos principais contatos, até com a realização de visitas, quando estas não forem possíveis, que seja feita então a apresentação de atestados em papel timbrado da empresa contratante. Uma grande vantagem da parceria se fixa no aspecto financeiro já que não há necessidade de grandes investimentos em marketing e vendas, em função do parceiro utilizar a sua própria infra-estrutura comercial e, principalmente, do não investimento no desenvolvimento de novos produtos, o que demandaria, além de um longo tempo, o dispêndio de altas cifras no planejamento, pesquisa, desenvolvimento, treinamento, lançamento e promoção do produto. Há ainda uma outra vantagem na parceria: a curto prazo ela permite oferecer ao cliente mais opções de produtos, mantendo e aumentando a fidelização ao mesmo fornecedor, sendo a empresa comissionada, conforme acordo contratual prévio, pela efetivação da comercialização, e não sendo responsável pela qualidade e operacionalização do serviço/produto. Gilson Bosso é sócio-diretor da Consulters IT Services e Softwares.