Ter profissionais mais preparados nas operações, que podem assumir novos desafios e cargos de responsabilidade em curto prazo. E mais, reter os talentos, que se sentem mais integrados e valorizados dentro da empresa. Ciente desses ganhos, a Almaviva possui o programa Passaporte do Saber, que oferece cursos extracurriculares sobre temas diversos, fora do expediente, para a reciclagem e capacitação de seus colaboradores. “Acreditamos que essa iniciativa proporciona a ampliação do repertório de conteúdos dos nossos funcionários e isso os ajuda a melhor conduzir o atendimento, além de crescer profissionalmente e pessoalmente”, comenta Gisele Scalo, diretora de RH da Almaviva do Brasil. No programa, as aulas são ministradas, por profissionais do mercado e da própria Almaviva, aos colaboradores que têm melhor desempenho e interesse em evoluir profissionalmente.
Além dele, a companhia tem a Academia de Líderes, cujo objetivo é preparar os colaboradores para assumirem cargos de liderança dentro da organização. O resultado, segundo a executiva, é a formação de um grupo de líderes com habilidades essenciais na condução da política de qualidade para o crescimento dos negócios, distribuído por toda a empresa, “impactando sensivelmente nas relações interpessoais e comerciais”.
O programa engloba treinamentos com temas comportamentais e técnicos, como liderança, o papel do supervisor, administração de tempo, visão de indicadores, ferramentas gerenciais entre outros, que são ministrados por profissionais da área de desenvolvimento organizacional a todos os colaboradores inscritos e aderentes aos critérios estabelecidos para participação no programa. “Ao final, os participantes aprovados no treinamento ficam em nosso banco de talentos, aguardando a oportunidade de assumir uma equipe como supervisor”, acrescenta Gisele.
Na visão da diretora de RH, todo esse trabalho traz diversas vantagens à companhia, já que a empresa capacita os funcionários para terem melhor desempenho no atendimento e estarem preparados para assumir novos desafios na empresa. “Nossos colaboradores são os responsáveis por fazer a empresa acontecer. Desta forma, investir no treinamento deles, possibilitando o seu desenvolvimento e crescimento profissional, impacta diretamente nos nossos resultados organizacionais”, reforça.