A PL Tecnologia, integradora e distribuidora de soluções da Quintum Technologies no Brasil, anuncia hoje que acabou de fechar parceria com a operadora de Telecomunicações IP-Com, empresa pertence ao grupo americano IP Com Inc., para oferta de soluções de voz sobre IP da Quintum para os clientes corporativos da IP Com no Brasil.
A IP-Com chegou ao País no ano passado e recebeu autorização da ANATEL para atuação no território em setembro de 2003. A operadora oferece às empresas de médio e grande porte sistemas de voz sobre IP para ligações de longa distância e interligações entre filiais. Apesar de pouco tempo no País, a IP-Com já conta com clientes como: Veolia, empresa francesa de saneamento, GA Telecom, fornecedora espanhola de serviços de telecom, Dromex, uma trading mexicana, entre diversas outras.
De acordo com Andrés Forero, country-manager da IP-Com no Brasil, sua expectativa é de ampliar em 25% o número de clientes este ano. Segundo ele, este crescimento está baseado na maior compreensão do mercado sobre os sistemas de VoIP e, principalmente, sobre a imensa redução de custos que esta tecnologia proporciona às empresas com escritórios espalhados pelo País, aquelas que possuem negócios internacionais, call centers, etc.
Para Paulo Lira, diretor-geral da PL Tecnologia, este acordo é extremamente benéfico porque além ajudar na propagação da cultura de voz sobre IP no Brasil, também comprova a alta qualidade dos equipamentos da Quintum Technologies e seu preço bastante competitivo se comparado a fabricantes já tradicionais do mercado. “A Quintum é a segunda maior empresa do mundo especializada em soluções de VoIP, perde no ranking apenas para a Cisco. A Quintum possui uma linha de produtos (gateways de voz) bastante diversificada que efetua desde 2 chamadas simultâneas até milhares de ligações”, esclarece Lira.
O instituto Infonetics Research divulgou essa semana que os gastos corporativos com a tecnologia de voz sobre IP em todo o mundo foram de US$1,2 bilhão em 2003. Montante que pode chegar a US$4,8 bilhões até 2007, segundo o analista Kevin Mitchell, da Infonetics. “Está havendo uma larga adoção de tecnologia VoIP para se construir uma ampla gama de serviços”, disse.