Plano de carreira desde a faculdade



Para obter sucesso em um mercado de trabalho competitivo, os profissionais precisam estabelecer objetivos claros quanto à própria atuação. Uma das formas de facilitar esse processo é colocar em prática um plano de gestão de carreira, definindo metas, de curto, médio e longo prazo. “As empresas reclamam que não têm candidatos aptos para exercer as vagas disponíveis. Por sua vez, os candidatos reclamam que o crivo de aceitação para as vagas abertas é muito alto comparativamente ao salário oferecido. Cada vez mais o poder de empregabilidade do candidato precisa crescer, assim, o profissional precisa agregar conhecimento sempre”, aponta a diretora de Recursos Humanos da Proton Consultoria, Sônia Nakabara.

 

A gestão de carreira deve ser iniciada no momento em que o profissional define a graduação a ser cursada, na visão da especialista. “Se for possível não fixar estágio em uma só empresa e sim experimentar vários setores da área que escolheu, acredito que no final do curso o profissional já estará mais seguro para direcionar a sua carreira.” Outra dica em relação ao período de estágio é privilegiar a experiência que ele pode proporcionar e não a remuneração oferecida. “Quem optou pelo conhecimento e não pelo salário, no final, terá um nível de empregabilidade maior e, consequentemente, mais chances para pleitear uma remuneração melhor”, afirma Sônia.

 

Além disso, a diretora explica que os profissionais precisam ter bom senso nas atitudes, pró-atividade, flexibilidade para se relacionar e capacidade de adaptação a mudanças, seja de ambiente, de gestor, de forma de executar. Numa entrevista de emprego, por exemplo, “a analista observa como o candidato escolheu a sua formação acadêmica, o que está fazendo para se manter atualizado no mercado de trabalho e o que mais o candidato pretende para a sua carreira”, orienta Sônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima