Preparado para ser um líder do século XXI?

Autora: Gutemberg Macedo
Poucos sabem, mas existe uma grande diferença entre chefiar e liderar uma equipe. Chefe é a pessoa capaz de administrar funções, líder é aquele que inspira outros da equipe e influencia no bom resultados das tarefas. É possível sim a empresa “construir” um líder, claro que ele já nasce com algumas aptidões em seu DNA, mas a forma como a corporação lhe impõe desafios faz com que esse líder aperfeiçoe seus pontos fortes e melhore os “fracos”.
O líder precisa também saber trabalhar com diferentes tipos de funcionários, pressões, metas e eventuais demissões. Ele não precisa nascer para esta função, mas pode se tornar um líder excepcional se tiver o acompanhamento certo.
Pessoas que só sabem dizer “sim”, não são ideais para serem lideres ou gestores. As empresas querem e necessitam de profissionais para estes cargos que saibam debater e questionar nos momentos devidos e não de marionetes que apenas cumpram ordens.
Nenhuma empresa funciona sozinha, e por mais que o líder seja excelente em todas suas aptidões sem uma equipe ao seu lado ele não terá resultado positivo. Logo uma de suas funções é instigar os que estão ao seu redor, o sucesso nunca será apenas de um, mas de todos, e é isso que alguns não entendem, acham que por ser líder tem um poder soberano. O líder ideal trabalha em parceria com os demais da equipe e não como se ele fosse melhor que alguém.
– Promova discussões e debates, o pensamento crítico e criativo, a liberdade de pensar sem medo de censuras ou mesmo de perder o emprego.
– O verdadeiro líder está sempre à procura de colaboradores que pensam de maneira diferente e que são por natureza curiosos e questionadores. Pois, ele sabe que precisa se cercar de pessoas que ambicionam romper os padrões estabelecidos para começar novas idéias.
– Respostas rápidas em geral não são as melhores, pessoas com este tipo de raciocínio não examinam as questões que lhes são postas com profundidade, com isso o resultado final pode ser comprometido.
– Não tenha medo de mudar sua opinião, essa atitude não ira te dar mais ou menos “poder”.
– Não tenha medo de admitir erros perante a equipe, todos somos passíveis de erros.
– Encorajar os colaboradores a questionarem absolutamente tudo na organização. Nada deverá ser deixado de lado ou para depois.
– Estimular os indivíduos a pensar e expressar suas ideias e pensamentos.
– Orientar as pessoas para que usem sua mente de maneira crítica e questionem diariamente suas “ideias preconcebidas”. O profissional que tem medo de pensar tem a sua mente enferrujada prematuramente.
Gutemberg Macedo é presidente da Gutemberg Consultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima