“Num momento em que as pressões do ambiente concorrencial estão cada vez mais fortes sobre os preços no segmento outsourcing de contact center, e as empresas deste setor começam a enxergar a rentabilidade como o cerne da estratégia para o crescimento sustentado”, comemora o fundador da PriceOne (www.pricing.com.br), Maurício Zanco, responsável pelas áreas de marketing e vendas. A novidade da empresa anunciada por Zanco é a versão 2004 do Call Center Price, tecnologia de gestão comercial e precificação de projetos, com foco ampliado na desagregação detalhada dos custos e investimentos nos projetos e na aferição instantânea da rentabilidade proporcionada por cada venda.
“Quantas vezes os gestores da companhia não precisam esperar pela conclusão das premissas gerais de um projeto para obter respostas relacionadas com a rentabilidade proporcionada por uma determinada venda e a partir daí rever todos os preços, a estratégia de venda e confrontá-los com rentabilidade requerida no plano estratégico da empresa? Nesta versão é possível aferir e simular instantaneamente o impacto de cada recurso alocado no projeto sobre o preço de venda e sobre a rentabilidade esperada através da seleção de alguns dos mais eficazes indicadores como: EBITDA, EVA, VPL, IRR, ROA, entre outros, seja por meio de relatórios ou gráficos detalhados de composição dos custos, preços e rentabilidade do projeto” comenta.
Ele explica que, desde a primeira versão, a solução oferecia flexibilidade para os usuários fixarem os preços, uma vez que o sistema integra várias atividades envolvidas no processo de precificação, desde tráfego, dimensionamento, distribuição dos agentes nos horários de atendimento e inclui até simulador de preços que está baseado não apenas nas quantidades de PA’s do projeto, mas relacionado com a curva de tráfego e política de remuneração dos agentes com jornada de trabalho e skills diferentes, associando-os sempre com relatórios de rentabilidade.
Outros aspectos que Zanco classifica como decisivos para a adoção do sistema em substituição aos processos baseados em planilhas de cálculo são a redução expressiva nos prazos de elaboração das propostas e a eliminação de falhas nos processo de fixação dos preços. “Com estes diferenciais conquistamos cinco novos clientes desde o início do ano, TMKT, Sercom, Adedo, Veganet e Interative, e já temos cronogramas de implantação de três novos até meados de abril” diz Zanco.