Valdirene Sátiro
O desafio do marketing personalizado é compreender e lidar com a realidade, oferecendo as informações necessárias do ponto de vista do cliente. Neste processo existem quatro passos básicos: identificar, diferenciar, interagir, e personalizar.
1. Identificar
Identifique seus clientes, com o máximo de detalhes possível ao longo dos processos de relacionamento com a empresa, uma parcela dos clientes considerados melhores clientes devem ser diferenciados
2. Diferenciar
Clientes podem ser diferenciados, ao menos, de 02 maneiras:
– Pelo nível de valor para sua empresa;
– Pelas necessidades que têm de produtos/serviços de sua empresa.
Priorize seus esforços e aproveite o máximo possível os clientes de maior valor, baseado em suas necessidades.
3. Interagir
Interagindo com seus clientes você melhora a eficiência e eficácia neste processo. Busque a forma mais útil que fortaleça esta relação. A “nova conversa” deve se iniciar onde a “última conversa” terminou, não importa há quanto tempo, nem se foi através de call center, web ou no escritório. Use o “feed-back” interativo, saiba se o cliente ficou satisfeito.
4. Personalizar
O conceito de
Marketing de Personalização é atender um cliente de cada vez, com o apoio de 3 tipos de tecnologia:
– Base de dados: eu o conheço, você está em nosso banco de dados, diga-me o que você quer, e eu farei desta forma;
– Interação: deve fazer parte de uma série, construindo um contexto cada vez mais rico para a relação com o passar do tempo;
– Personalização em massa: com base nas informações “da última vez fizemos assim. Você quer assim? De outra forma? Assim está melhor?”
Valdirene Sátiro é publicitária, atuação em gestão nas áreas de marketing, comercial e call center. ([email protected])