A terceira edição do Dedic Escreve, curso e concurso de contos e poesias promovido pela Dedic, empresa de contact center do Grupo Portugal Telecom, acaba de conquistar o Prêmio Nacional de Excelência na Educação – Educare 2006, na categoria Comunicação Interna. Esse ano, o projeto foi mais uma vez um sucesso e obteve um total de 904 textos inscritos, sendo 282 contos e 622 poesias. Esse número é 11% superior ao do ano passado e representa um crescimento de 57% em relação à primeira edição do concurso, em 2004. A participação dos colaboradores nas aulas preparatórias já havia sido expressiva: 2.000 colaboradores ante 1.600 em 2005.
Esses números ratificam a importância do projeto criado com a finalidade de incentivar a leitura e a escrita. Miguel Cui, presidente da Dedic, salienta que a idéia surgiu da necessidade de oferecer aos funcionários uma forma de aprimorar o conhecimento da língua portuguesa, fundamental para uma empresa cujo principal negócio é o relacionamento com as pessoas, por meio da comunicação oral. “Optamos pelo concurso literário por acreditar na força da escrita e da leitura no desenvolvimento da oralidade”, afirma.
Uma pesquisa da Câmara Brasileira do Livro (CBL) mostra que apenas 10% da população brasileira têm a leitura como hábito, 89% das cidades não possuem livrarias e 73% dos livros estão concentrados nas mãos de apenas 16% da população. Analisando os dados desta pesquisa e o cenário educacional brasileiro, a Dedic percebeu que o esforço das empresas deve se orientar no sentido de atenuar essa situação, divulgando a produção literária e jornalística contemporânea. “Dentro desse cenário surge a idéia de oferecer uma grade de aulas que antecedem o período de inscrições do concurso e preparam os colaboradores”, diz Miguel.
Depois de assistirem às aulas, os colaboradores produzem e enviam os textos para uma consultoria literária. Os textos são cuidadosamente avaliados e devolvidos aos colaboradores com comentários e sugestões de alterações para que possam ser corrigidos e inscritos no concurso de contos e poesias.
Os mais de 80 melhores textos selecionados serão publicados na 3º Edição do livro Dedic Escreve, que será distribuído aos autores classificados e clientes da Dedic no final do ano. As três melhores obras de cada categoria (Conto e Poesia) receberão uma caneta Mont Blanc.E os três grandes vencedores receberão, respectivamente: um notebook + vale compra livros; um aparelho de DVD + vale compra livros; e um aparelho MP3 Player + vale compra livros.