Basta caminhar pelas ruas das cidades brasileiras que são sede dos jogos da Copa do Mundo para notar o grande volume de torcedores estrangeiros. Colombianos, ingleses, croatas, americanos, japoneses, todos vieram para acompanhar suas seleções de perto. De olho na demanda desses turistas, a Unitono montou uma operação bilíngue para uma companhia aérea, que irá prestar atendimento 24h, durante todo o evento.
Para isso, a empresa contou, durante os 30 dias antes do evento, com o apoio do RH para a contratação e treinamentos específicos, já que os operadores tinham que ser bilíngues. “Tivemos que nos preparar bem, pois o supervisor e outros envolvidos necessitavam também de uma preparação”, conta Marco Rossi, diretor comercial e marketing da Unitono.
O executivo conta que a área de RH teve que criar antecipadamente um cronograma de contratação, adequando os processos seletivos para os dias de jogo e avaliando perfis específicos. Para ele, o maior diferencial dessa operação é o grande volume de ligações em outras línguas durante o evento. “Visto que estávamos empenhados e nos preparamos bem, o diferencial também está na nossa expertise. Estamos orgulhosos em poder atender não só o público que veio para o evento, como também atender a expectativa dos nossos clientes.”
PREPARAÇÃO
A Unitono fez um estudo com a área de planejamento 60 dias antes da abertura do evento, dimensionando os volumes previstos de ligações com base em estatísticas de públicos que viriam para o evento, pois consequentemente eles usariam alguns dos serviços das prestadoras de telefonia que são clientes da empresa. A análise mostrou que o volume de atendimento iria aumentar para alguns clientes específicos, mas para outros nem tanto. Sabendo disso, houve investimento para a área de tecnologia, quanto a garantir toda a demanda, e no quadro de RH, para auxilio na contratação e preparação de profissionais. “Sempre estamos focados com em manter a qualidade no atendimento, e graças a esses estudos garantimos esse fator”, finaliza Rossi.