Há cerca de um ano, o Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) resolveu modernizar o sistema de telefonia. Para isso, a empresa migrou gradativamente da tecnologia analógica para a instalação de um dos maiores sistemas de Telefonia IP do Brasil – seja em número de ramais ou na quantidade de funcionalidades adquiridas.
Para obter um maior controle dos gastos telefônicos da sede em Porto Alegre (RS), o Sicredi optou por adquirir o sistema de gestão e tarifação Sumus Servidor for Web. Ele tem capacidade de monitorar um número ilimitado de ramais – no caso do Sicredi são acompanhados 600 ramais IPs, sendo 500 em sua sede e outros 100 em unidades regionais que se espalham por nove estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, MT, MS, GO, RO e TO). O sistema vem ajudando a organização a acompanhar os gastos de cada centro de custo e a descobrir o perfil das ligações.
Por meio dos levantamentos efetuados pelo Sumus Servidor For Web, a empresa tem bases para encontrar as melhores opções de operadoras para cada tipo de ligação e também descobre onde é necessário combater eventuais desperdícios no uso da estrutura telefônica. O sistema fornece diversos gráficos, relatórios detalhados e gerenciais das ligações por usuário e por centro de custo.
O projeto de telefonia IP do Sicredi envolveu a instalação de 1,5 mil canais IP, 500 basic phones IP, 50 business phones IP, 50 softphone IP, dez canais E1 e 16 portas analógicas tradicionais. De acordo com Kátia Neves, gerente de Marketing da Sumus, foi utilizado um Módulo de Coleta avançado via rede para o equipamento NBX, da 3Com, instalado no Sicredi. O coletor busca no roteador/gateway os dados de todas as ligações da empresa e os transfere para o Sumus Servidor for Web, que aplica as tarifas correspondentes a cada ligação.
“Nosso objetivo é cobrir mais de mil pontos de atendimento com a tecnologia VoIP. Com isso vem a necessidade de tarifar tudo”, conta Leandro Luis Saueressig, coordenador de Telecom do Sicredi. De acordo com ele, o atendimento da Sumus está superando todas as expectativas. “Antes tínhamos uma solução que não funcionava adequadamente e, a partir da implementação da Sumus, no primeiro mês conseguimos identificar erros na cobrança das operadoras que já ultrapassaram a casa dos R$ 15 mil”, completa Leandro.
Composto por 132 cooperativas de crédito, cinco Centrais estaduais, uma confederação e o Banco Cooperativo Sicredi, ao qual estão ligadas uma administradora de cartões de crédito e uma corretora de seguros, o Sicredi emprega mais de oito mil pessoas. “À medida que aparecem os resultados nas contas telefônicas, mais e mais unidades de atendimento estão desejando aderir à tecnologia VoIP”, conclui o Coordenador de Telecom do Sicredi.