A divisão de telecomunicações da Siemens tem uma nova executiva. Trata-se de da executiva Andréa Rivas, recém-contratada para atuar no marketing estratégico da empresa. Ela será responsável por criar e gerenciar projetos de análise de investimentos e viabilizar novos mercados e serviços para a empresa, além de estreitar relacionamento com analistas financeiros e de mercado.
O Segundo a executiva, os principais desafios serão identificar e quantificar a oportunidade de geração de receitas adicionais com novos serviços para as operadoras fixas, já que estas enfrentam hoje a maturidade de seus mercados tradicionais. Na avaliação dela, esse desafio envolve o entendimento de fenômenos como a substituição fixo-móvel e a convergência nos seus diversos níveis – rede, aplicações, devices e cobrança – e a avaliação sobre que modelos de negócios serão financeiramente viáveis e quais serviços serão aceitos pelo mercado. “A Siemens tem a oportunidade hoje de contribuir com as operadoras no lançamento de novos serviços, desde a análise de mercado e viabilidade do negócio até a implementação, manutenção e suporte”, informa.
No The Yankee Group, última empresa pela qual Andrea passou, ocupava o cargo de gerente de consultoria e pesquisa. Na função era responsável pelo relacionamento das áreas de marketing e planejamento com os clientes. Formada em 1997 em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente cursando MBA em gerenciamento pela USP, ela também, atuou no Grupo Telefônica Empresas, KPMG Consulting e na própria Siemens.