A estimativa de crescimento para o setor de call center em 2016 é da ordem de 1,1%, com R$ 46,1 bilhões de volume de receita, de acordo com estudos elaborados pelo Sintelmark – Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos, em parceria com E-Consulting. Em 2015, a receita foi de 45,6 bilhões de reais.
Apesar disso, o presidente do Sintelmark, Lucas Mancini, destaca que as previsões para 2016 são de um decréscimo de 2,16% no número de PAs, o que equivale a 814 mil, contra 832 mil de PAs em 2015, embora o mercado continue sendo um dos setores que mais emprega no país – em média 1.620.000 pessoas ao ano.
O estudo revela ainda que nos últimos 10 anos (de 2005 a 2016) houve um crescimento de 11,56% no setor. Com relação ao volume de negócios, houve um crescimento de 11% em 2014. Já em 2015, o setor apresentou crescimento de 3%, mesmo em função da economia em recessão.