Em vez do B2C, a Som Livre Direct aposta na venda por telefone. Há 5 anos neste mercado, dedicando-se exclusivamente à venda por telemarketing, ela atende uma demanda de mais de 120 mil itens comercializados ao mês. A cada ano, a empresa vem conquistando mais espaço – motivada também pelo boom do mercado de telefonia no país – e este ano estima faturar R$ 29 milhões, contra os R$ 18 milhões do ano passado.
O aumento da receita provém dos esforços que a empresa vem fazendo durante este ano, o que inclui a mudança da operadora de telemarketing. Desde que passou a ser atendida pela Sercom, a Som Livre diminuiu em 30% os gastos com o serviço, além de modernizá-lo com atendimento personalizado, reconhecimento automático do cliente, automatização de resultados, serviço de ferramenta de buscas, streming das músicas (o cliente pode ouvir trechos das músicas), etc. Hoje, no Brasil a Som Livre Direct é a única empresa que dispõe de tal tecnologia, garante a empresa.
História – Criada em janeiro de 1997, a Som Livre Direct, empresa do grupo Som Livre, até o mês passado comercializava mais de 20 mil títulos de CDs de todas as gravadoras nacionais e internacionais, além de 32 coletâneas exclusivas. As coletâneas representam uma ação estratégica para o sucesso do negócio, já que são produzidas para gerar mais receita ao telemarketing. Elas chegam a ser responsáveis por 70 a 80% do faturamento e quando não são um estouro, no mínimo representam 50% do total faturado.
A Som Livre Direct mantém contato com seus clientes basicamente de três maneiras: catálogos, mala direta e propaganda na TV. Os catálogos de CDs e de livros (este, acaba de ser elaborado) se intercalam a cada mês. Eles são produzidos no formato de revista e trazem dicas de compras, entrevistas com artistas/escritores, promoções da loja, etc.
Os 29 milhões de faturamento para este ano está dividido nestas três frentes de ação: 18 milhões vêm de clientes via TV; 6 milhões provêm do magazine e 5 milhões da mala direta.
A empresa também se expande para Portugal e inaugurou este mês as vendas por telemarketing no mesmo formato que no Brasil, inclusive com a produção de coletâneas exclusivas. Portugal tem uma população de cerca de 10 milhões de habitantes mas acaba sendo a porta de entrada para Europa e também se torna estratégica para o amadurecimento da empresa no âmbito internacional.