Spread, provedora de soluções integradas em TI, anuncia a criação de um NOC (Networking Operation Center) projetado para dar maior suporte aos clientes. A nova área de serviços levou seis meses para ser concluída, consumindo investimentos de R$ 1 milhão. Para reunir o que existe de mais moderno no mercado mundial de dados e voz, além de suportar tráfego de informações com alta disponibilidade e redundância garantida, a Spread firmou mais uma aliança estratégia com a Alcatel. A estrutura inclui servidores, ativos de LAN e soluções em telefonia da fabricante francesa, a exemplo do PABX 4400 e dos switches de alta capacidade dos modelos OmniSwitch 7000 e OmniStack 6100. O pleno funcionamento dos sistemas é garantido pela construção de uma nova rede física, adequada e capaz de suportar as exigências atuais para o tráfego de voz e dados. De acordo com o gerente geral de infra-estrutura da Spread, Renato Alves Netto Junior, a nova central já está em operação e oferece desde o armazenamento, processamento, transmissão de dados, gerenciamento remoto e controle de produtividade via internet, com total segurança. O NOC entrou em operação interligando à base de dados de duas filiais: Rio de Janeiro e Brasília, por meio de VPN (virtual private network). Com ferramentas baseadas na tecnologia ESM (Enterprise Software Management), o monitoramento remoto permite aumentar a produtividade da equipe de atendimento e reduzir a necessidade de atendimento em 2º nível em até 70%. “Num ambiente de helpdesk, a captura remota permite, já no pré-atendimento, orientar, acompanhar e finalizar um chamado imediatamente”, explica Alves.