A SPSS, especializada em tecnologia preditiva como estatística e data mining, está lançando no Brasil a versão do software Clementine 8.0. Disseminado em todo o mundo como base para estratégias de business intelligence, CRM analítico e afins, o Clementine permite conhecer e antecipar-se aos padrões de comportamento dos clientes corporativos e projetar estratégias de negócios voltadas para a atração, retenção, prevenção contra a perda de clientes e detecção de fraudes.
Nesta versão, o produto incorpora um módulo de “front-end on-line” – o Cleo – próprio para ser utilizado por usuários de linha de frente, isto é: que mantém contato direto com o cliente. “Através desta inovação, o Clementine faz com em tecnologia de ponta, mas de forma totalmente visual, sem qualquer necessidade de aprendizado relacionado à análise de dados”, diz Luciane Bandin, diretora comercial e marketing.
As importantes informações obtidas através dos modelos de data mining sejam disponibilizadas on line sem que necessite da integração com outras ferramentas. Com isto, o pessoal do atendimento passa a ter suas decisões apoiadas.
O módulo Cleo funciona da seguinte maneira: ao verificar a solicitação de crédito de um cliente, o próprio gerente da agência bancária alimenta o sistema com as informações do solicitante e obtém em alguns segundos informações como, a taxa de risco de inadimplência ou a aprovação ou não do crédito.
Situação semelhante ocorre em operadoras de telecomunicações com clientes com probabilidade de deixar a empresa. Quando um cliente entra em contato com a empresa através do telemarketing, o operador insere alguns dados deste no sistema, ou simplesmente o número de seu telefone e aparecerá, na tela, a taxa de “churn” (evasão), ou seja, a classificação deste cliente e o tipo de produto adequado a ele.
Antes de concluir uma venda por telefone, o operador de telemarketing pode ser informado, por exemplo, do percentual de probabilidade de sucesso ou insucesso da sua oferta. Esta lógica de funcionamento é utilizada para aplicações de propensão de compra. Em uma loja de varejo, o atendente pode inserir no Cleo, apenas um ou uma combinação de dados dos clientes, e ele terá como resultado a classificação do mesmo quanto ao seu valor para a empresa e os produtos aos quais estes tem grande propensão à compra, tudo de forma simples e visual.
Algumas empresas já utilizam o Clementine com este tipo de abordagem. “Mas até agora era necessário exportar o modelo gerado pelo Clementine e realizar algumas customizações para a disponibilização para a linha de frente”, afirma luciene Bandin, executiva da empresa. “A grande vantagem do Cleo”, assinala Luciane, “está em concentrar numa só ferramenta todos os modelos desenvolvidos e transformar os resultados de forma on line em linguagem de negócios, oferecendo mais segurança as empresas e mais rapidez de resposta aos clientes “.
O clementine 8.0 mantém as funções básicas do software original, ajudando a desenvolver modelos preditivos através de técnicas estatísticas avançadas, de inteligência de negócio e da visualização dos resultados através de gráficos e tabelas, endereçados a cada questão específica do negócio. Entre as novidades, o programa incorpora formas mais eficientes de visualização gráfica dos clusters e recursos inéditos para a preparação dos dados, possibilitando o rápido start das análises. Novas formas de analisar os dados, como o Data Audit , que oferece estatísticas básicas para maior conhecimento, próprio do banco de dados e o Visual Bander, para a classificação das variáveis em faixas (tais como faixa etária, faixa salarial etc.) tornam o produto mais completo.