Os sistemas de tarifação e gestão em telecom da Sumus Informática agora também estão aptos a trabalhar com o software Asterisk, uma central de PBX aberta e gratuita, operada diretamente por meio do computador. A empresa desenvolveu mais este recurso para atender às necessidades de inúmeras empresas no país que já começaram a utilizar o Asterisk.
Criado como uma opção frente ao alto custo das centrais PBX existentes no mercado, o Asterisk roda em Linux e substitui um PBX comum ao utilizar o computador para realizar ligações VoIP ou convencionais, oferecendo ainda facilidades como videoconferências, acesso de ramais por senhas, voice-mail, entre outros.
Com esse novo desenvolvimento, o Sumus Tarifador for Windows, o Sumus Servidor for Web e o Sumus Servidor for Web IP interagem com o Asterisk como se este fosse um PBX convencional, sem perder qualquer funcionalidade ou recurso. Ao fazer a coleta de dados do Asterisk, os sistemas Sumus efetuam a tarifação das ligações, disponibilizando informações detalhadas e resumidas relevantes para o gerenciamento do sistema de telefonia das empresas, com direito a impressão de relatórios e gráficos.