Surpreender para encantar


A edição paulista do IV Encontro com Presidentes, terminou na tarde de ontem (23/11). A última mesa de discussões do evento teve o tema “Experiência máxima de relacionamento com clientes, resultados operacionais e negócios”, onde estiveram presentes Flávio Ferrari, diretor-geral do Ibope Mídia – América Latina; João Batista de Paula, presidente da Sab Company; Lucas Mancini, presidente da VoxLine e moderador da mesa; e Eduardo Souza Aranha, presidente da Souza Aranha Marketing Direto.

O presidente do Ibope fez uma apresentação que teve como tema “A Evolução do perfil do cliente através da Mídia”, onde falou sobre como maximizar a experiência de contato com os clientes. Para o executivo as operações B2B não existem, pois sempre o contato das empresas são feitos por pessoas. Então, segundo ele, o termo mais apropriado seria “B2P” (Bridge to Person – Ponte para Pessoa). “Deve-se criar um vínculo com a pessoa que você faz o contato, pois automaticamente você está fazendo o mesmo com a empresa”, explicou.

Em sua apresentação, Flávio também apontou que cada vez mais as pessoas consomem as mídias novas, deixando de fazer outras coisas para consumi-las (os executivos também fazem isso, porém em menor escala). Desse modo as empresas devem buscar um sistema de comunicação integrada para atingir os clientes, com base neste perfil. “A comunicação integrada garante que os caminhos se cruzem de forma eficiente e consistente”, disse o diretor-geral do Ibope Mídia.

O executivo ainda reforçou a idéia que o verdadeiro encantamento se dá por intermédio de surpresas. Para isso pesquisar sobre o perfil do cliente e assim saber o que o cliente quer é fundamental. “Quando você surpreende o cliente, oferece algo que ele quer mais não está esperando, você o encanta”, esclareceu.

Já para João Batista, o importante é ter o foco do cliente, e não “no cliente” como fazem a grande maioria das empresas. “Nós oferecemos um serviço customizado, de acordo com as preferências do cliente. Isso é fundamental para a sua satisfação e conseqüente fidelização”, afirmou.

Eduardo Aranha, também, concordou sobre as estratégias de relacionamento e encantamento, citados pelos outros participantes do debate. Mas para ele uma idéia deve ficar bem clara para as empresas triunfarem: relacionamento e atendimento são muito diferentes. “O foco do relacionamento é construir vínculos com os clientes, quanto mais duradouro ele seja, melhor. Já o atendimento não cria vínculos, pois ele tem começo, meio e fim. As empresas precisam ter essa idéia bem compreendida para terem sucesso em suas operações”, explicou. Outra dica dada pelo o executivo, é de como obter êxito na ação de encantamento dos clientes. Para ele, é preciso ter um banco de dados com as informações do cliente, gerando um ótimo material sobre o perfil e as preferências do cliente.

Por fim, os executivos concluíram que comunicação com o cliente, e principalmente encantá-lo e surpreendê-lo, é fundamental para as empresas terem sucesso. “Uma empresa vencedora precisa ter um ótimo sistema de comunicação com o cliente, se relacionando com ele por vários canais, além de sempre realizar ações de encantamento”, receitou Lucas Mancini.

No final do evento, pôde-se observar que os executivos presentes ficaram muito satisfeitos com o conteúdo das apresentações, e que dessa forma a edição de São Paulo do IV Encontro com Presidentes se revelou mais um sucesso da Grube Editorial. E assim, o evento se consolida como o maior e melhor do mercado de relacionamento com clientes, sempre trazendo as melhores práticas de relacionamento.

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A edição paulista do IV Encontro com Presidentes, terminou na tarde de ontem (23/11). A última mesa de discussões do evento teve o tema “Experiência máxima de relacionamento com clientes, resultados operacionais e negócios”, onde estiveram presentes Flávio Ferrari, diretor-geral do Ibope Mídia – América Latina; João Batista de Paula, presidente da Sab Company; Lucas Mancini, presidente da VoxLine e moderador da mesa; e Eduardo Souza Aranha, presidente da Souza Aranha Marketing Direto.

O presidente do Ibope fez uma apresentação que teve como tema “A Evolução do perfil do cliente através da Mídia”, onde falou sobre como maximizar a experiência de contato com os clientes. Para o executivo as operações B2B não existem, pois sempre o contato das empresas são feitos por pessoas. Então, segundo ele, o termo mais apropriado seria “B2P” (Bridge to Person – Ponte para Pessoa). “Deve-se criar um vínculo com a pessoa que você faz o contato, pois automaticamente você está fazendo o mesmo com a empresa”, explicou.

Em sua apresentação, Flávio também apontou que cada vez mais as pessoas consomem as mídias novas, deixando de fazer outras coisas para consumi-las (os executivos também fazem isso, porém em menor escala). Desse modo as empresas devem buscar um sistema de comunicação integrada para atingir os clientes, com base neste perfil. “A comunicação integrada garante que os caminhos se cruzem de forma eficiente e consistente”, disse o diretor-geral do Ibope Mídia.

O executivo ainda reforçou a idéia que o verdadeiro encantamento se dá por intermédio de surpresas. Para isso pesquisar sobre o perfil do cliente e assim saber o que o cliente quer é fundamental. “Quando você surpreende o cliente, oferece algo que ele quer mais não está esperando, você o encanta”, esclareceu.

Já para João Batista, o importante é ter o foco do cliente, e não “no cliente” como fazem a grande maioria das empresas. “Nós oferecemos um serviço customizado, de acordo com as preferências do cliente. Isso é fundamental para a sua satisfação e conseqüente fidelização”, afirmou.

Eduardo Aranha, também, concordou sobre as estratégias de relacionamento e encantamento, citados pelos outros participantes do debate. Mas para ele uma idéia deve ficar bem clara para as empresas triunfarem: relacionamento e atendimento são muito diferentes. “O foco do relacionamento é construir vínculos com os clientes, quanto mais duradouro ele seja, melhor. Já o atendimento não cria vínculos, pois ele tem começo, meio e fim. As empresas precisam ter essa idéia bem compreendida para terem sucesso em suas operações”, explicou. Outra dica dada pelo o executivo, é de como obter êxito na ação de encantamento dos clientes. Para ele, é preciso ter um banco de dados com as informações do cliente, gerando um ótimo material sobre o perfil e as preferências do cliente.

Por fim, os executivos concluíram que comunicação com o cliente, e principalmente encantá-lo e surpreendê-lo, é fundamental para as empresas terem sucesso. “Uma empresa vencedora precisa ter um ótimo sistema de comunicação com o cliente, se relacionando com ele por vários canais, além de sempre realizar ações de encantamento”, receitou Lucas Mancini.

No final do evento, pôde-se observar que os executivos presentes ficaram muito satisfeitos com o conteúdo das apresentações, e que dessa forma a edição de São Paulo do IV Encontro com Presidentes se revelou mais um sucesso da Grube Editorial. E assim, o evento se consolida como o maior e melhor do mercado de relacionamento com clientes, sempre trazendo as melhores práticas de relacionamento.

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