Ferramenta conversacional no WhatsApp, voltada às práticas positivas de inclusão, também informa sobre o uso errado de termos capacitistas
A Take Blip, empresa especializada em business messaging que oferece soluções de comunicação entre marcas e consumidores em aplicativos conversacionais, anunciou que, em parceria com a Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, está lançando no mercado o ConverGente, um bot conversacional no WhatsApp voltado às práticas positivas de inclusão, Ao justificar a novidade, Daniel Costa, Chairman & Head of People da Take Blip, afirmou que “o Brasil possui 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda assim, muita desinformação e preconceito se fazem presentes país afora”.
De acordo com o executivo, apesar de incorretos e preconceituosos, termos como ”João sem braço”, “Não tenho braço para isso’’, “Fingir demência’’, “Que mancada’’, “Estar mal das pernas’’ e tantos outros, ainda são comumente utilizados. “Estas são expressões capacitistas, ou seja, que usam algum diagnóstico ou característica de uma pessoa com deficiência de forma pejorativa. O ConverGente foi criado a fim de estimular empresas e pessoas a removerem discursos capacitistas de suas culturas organizacionais”.
O bot conta com cerca de 30 termos capacitistas relacionados à deficiência auditiva, visual, motora e neuro diversas. O objetivo é promover acessibilidade por meio da tecnologia, explicando o significado negativo destes termos e apresentando opções anti-capacitistas que devem passar a ser utilizadas. “Desenvolvemos o ConverGente para que as empresas adaptem seus discursos de forma diversa, levando em consideração o respeito e abolindo termos e culturas capacitistas, reforçando um movimento de mudança social. O Movimento Web para Todos fez um estudo e descobriu que menos de 1% dos sites brasileiros passam nos testes de acessibilidade. Isso é muito grave. Ficamos contentes da Meta ter nos convidado a desenvolver o bot ConverGente e, juntos, darmos início a uma transformação com foco na acessibilidade digital”, detalhou Daniel.
A solução foi lançada durante a segunda edição da Feira de Acessibilidade, evento em que a Meta reuniu mais de 80 profissionais de grandes empresas do país para debater a tecnologia a favor da acessibilidade, e a partir de agora o canal está disponível para uso de toda a sociedade. “Criamos o evento com o objetivo de conectar nossos clientes com fornecedores que trabalham com soluções de acessibilidade digital no mercado a fim de fomentar a transformação da indústria com este mindset inclusivo. Todos nós somos parte do problema, mas devemos ser parte da solução de maneira intencional”, afirmou Jomar de Oliveira, gerente de contas para e-commerce e viagens na Meta, e um dos líderes do Disability@, grupo de afinidade para pessoas com deficiência e aliados na empresa.